Setecidades Titulo
Fundação Casa abre em
30 dias em São Bernardo
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
30/04/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


As duas unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de São Bernardo estão prontas. Mas o funcionamento só deverá começar em 30 dias. Essa é a previsão da Fundação, que vai assumir plenamente a gestão do complexo na cidade.

Segundo o órgão estadual, o prazo de até 30 dias para inaugurar o local é por causa da capacitação técnica que os funcionários devem passar. Apesar de muitos serem da Fundação, transferidos de outras unidades, o novo treinamento é importante para reciclagem e planejamento das atividades e para o funcionamento de maneira geral.

A decisão de assumir integralmente as unidades foi tomada depois da desistência da Dignitas - Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Humano, que compartilharia a gestão. A Dignitas foi indicada pela Fundação Criança, de São Bernardo, após consulta feita pela Fundação Casa.

O presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, lamentou o resultado final e espera que não haja mais atraso para a inauguração. "Agora eles não têm mais motivos para adiar", declarou Ariel. Ele lembrou que a região perde com a gestão plena, uma vez que ela inibe a participação da comunidade e o desenvolvimento de um trabalho "diferenciado".

"Entre as justificativas dadas pela entidade estão o adiamento da inauguração, prevista inicialmente para março, depois abril; a defasagem de salário e o desligamento da coordenadora técnica da entidade,que assumiu cargo na Prefeitura", explicou Ariel.

Enquanto as novas unidades não abrem as portas, 297 adolescentes cumprem medida socioeducativa longe de seu município, o que fere o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A equipe do Diário visitou, no fim da tarde de ontem, as unidades, que formam um único complexo, e constatou que ambas estão prontas para receber os internos. Além dos acabamentos, há luz e água.

Nelas deverão permanecer meninos entre 12 e 21 anos incompletos, cumprindo medidas socioeducativas pela primeira vez. Todos do município e alguns de outras cidades da região.

Em cada uma das unidades cabem 56 garotos, sendo 40 cumprindo internação e 16 cumprindo internação provisória. Estes ficam separados dos demais, já que ainda não tiveram uma decisão judicial.

Cada prédio está dividido em três pavimentos. No primeiro estão os espaços destinados às atividades educativas, como salas de aula. O dormitório está no segundo piso, com dez módulos na ala de internação e quatro na de internação provisória, sendo quatro meninos em cada um, que tem quatro camas, prateleiras, mesa e bancos de cimento, além de banheiro, chuveiro e pia. No terceiro pavimento há uma quadra poliesportiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;