Setecidades Titulo Transporte
Justiça suspende tarifa de integração

Cobrança que seria de R$ 1 no Terminal Diadema é
anulada e passageiros devem fazer transição gratuita

Do Diário OnLine
06/01/2017 | 16:29
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Justiça de São Paulo determinou nesta tarde a suspensão da tarifa de integração nos terminais metropolitanos que seria implantada neste domingo. Com a decisão, a cobrança que seria de R$ 1 no Terminal Diadema fica anulada e os passageiros ainda devem fazer a transição entre os meios de transportes de forma gratuita. A conclusão é em caráter liminar, ou seja, cabe recurso.

A decisão acolhe um pedido feito em ação popular movida pela bancada do PT na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Há um prazo de 20 dias úteis para o governo do Estado contestar.

Os novos valores da passagem de trólebus e ônibus intermunicipais permanecerão os mesmos e vigorarão a partir de domingo.

No auto despachado pelo juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, o magistrado afirma que o aumento foi injusto. “A discriminação parece ser injusta, pois a medida é mais benéfica a quem reside nas regiões centrais e se utiliza apenas do Metrô, cuja tarifa básica foi mantida, mas revela-se gravosa a quem reside em locais mais distantes e se utiliza de trem e metrô, cuja tarifa integrada foi aumentada acima da inflação”, diz a decisão.

Protesto

Na tarde de ontem, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV) chegou a fechar a passagem dos ônibus e trólebus no Terminal com seu próprio carro em protesto contra a implementação da tarifa. Na manhã de hoje, o verde já havia proposto, em reunião com comissão de moradores, vereadores e representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a suspensão imediata da cobrança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;