Esportes Titulo FIFA
Blatter diz que Copa de 2022 poderia ser disputada no inverno
Da AFP
07/01/2011 | 08:55
Compartilhar notícia


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta sexta-feira em Doha, onde está presente para a abertura da Copa da Ásia de futebol, que o Mundial de 2022, no Qatar, poderia ser organizado durante o inverno do hemisfério norte.

"Minhas expectativas são de que (a Copa) seja disputada no inverno, porque quando se joga futebol é preciso proteger os principais atores: os jogadores", declarou Blatter.

A escolha do Qatar como sede do Mundial de 2022 foi duramente criticada devido às altas temperaturas do emirado nos meses de junho e julho, quando tradicionalmente se organiza o torneio.

Técnicos e outras personalidades do esporte destacaram que a saúde dos jogadores seria colocada em risco durante partidas disputadas sob um calor de até 50°C.

"O Qatar deve primeiro ter um comitê organizador; depois, se houver coisas a serem ditas ou mudanças a serem feitas em relação às condições que apresentaram no processo de candidatura, será necessário fazer uma solicitação junto ao Comitê Executivo da Fifa", indicou Blatter.

"Temos tempo para analisar este tema, já que ainda faltam 11 anos para a disputa do torneio".

Para diminuir os potenciais problemas ocasionados pelo calor no Oriente Médio, o Qatar previu a construção de estádios ultramodernos com sistemas de climatização.

O presidente da Uefa, Michel Platini, também defendeu uma "reflexão global" sobre a eventual mudança de data para a Copa do Qatar.

O ex-jogador Franz Beckenbauer, membro executivo da Fifa, e os técnicos Joachim Löw, da seleção da Alemanha, e Fabio Capello, da Inglaterra, também já haviam se pronunciado a favor desta ideia.

A organização do Mundial em janeiro afetaria também os campeonatos locais de clubes em diferentes países, que precisariam mudar e adaptar seus calendários de acordo.

Fica também a questão de quanto tempo os jogadores precisarão para se recuperar após o torneio, o que possivelmente levará as ligas a adiarem seu retorno para março.

Blatter, que este ano busca sua reeleição à frente da Fifa, voltou a defender a decisão de seu Comitê Executivo, que selecionou o Qatar como sede do Mundial.

"É um movimento lógico nos novos territórios. Não é só no Qatar, e sim uma nova cultura no mundo árabe", estimou Blatter.

"Todos os membros do Comitê Executivo sabiam exatamente o que aconteceria com a escolha do Qatar, e é por isso que alguns deles disseram que deveríamos jogar no inverno", insistiu o presidente da Fifa.

Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos eram os outros candidatos na disputa para organizar o Mundial de 2022.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;