Setecidades Titulo Após bloqueio
Detran recua e libera autoescolas irregulares

Na última quinta-feira, cerca de 240 estabelecimentos do
Grande ABC foram impedidos de ministrar aulas práticas

Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
04/12/2010 | 07:33
Compartilhar notícia


O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) recuou parcialmente da decisão de bloquear todas as autoescolas do Estado que estivessem em desacordo com a Resolução 358, de agosto de 2010. Na manhã de quinta-feira, cerca de 240 autoescolas da região tiveram seus sistemas bloqueados, sendo impedidas automaticamente de ministrar aulas práticas.

Ontem, o Detran pediu que a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) desbloqueasse os sistemas das escolas que estivessem com problemas de inconsistência de cadastro relacionados a recursos humanos. Assim, diretores-gerais cadastrados como instrutores ou diretores de ensino, por exemplo, devem modificar os cadastros de acordo com a Resolução 358, ou seja, respondendo por apenas um cargo dentro do estabelecimento. Essas empresas têm dez dias corridos para regularizar seus cadastros. O Detran informou que depois do dia 13, autoescolas que quiserem regularizar a situação só poderão fazê-lo na sede do órgão estadual, na Capital.

A complacência do órgão estadual não se estende aos estabelecimentos irregulares por problemas nos veículos de aprendizagem. Autoescolas que estão cadastradas como formadoras de condutores de carros e motocicletas devem possuir no cadastro no mínimo dois veículos de cada categoria.

Outro exemplo é autoescolas que possuem carros com mais de oito anos de uso, motos com mais de cinco anos, ou veículos sem licenciamento. Para esses estabelecimentos o Detran manterá o bloqueio até que se regularizem.

A Prodesp informou que começaria os serviços de desbloqueio no fim da noite de ontem. Se o Detran validar, as unidades devem estar desbloqueadas até segunda-feira.

O diretor da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Bernardo, Gilmar Bessa, recomendou que os donos de autoescolas procurem a Ciretran mais próxima para tentar a regularização. "O sistema da Ciretran é capaz de listar cada irregularidade apontada."

Dono de uma das poucas autoescolas de São Bernardo que já foram desbloqueadas, Orivaldo Marchi é a favor da medida drástica. "Tem muita gente errada no nosso ramo", admitiu. "Essas escolas pequenas atrapalham a vida das autoescolas regulares que querem trabalhar", protestou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;