Economia Titulo Gaste menos
Adiar compra de
Natal gera economia

Preço de eletrônicos e itens sazonais recua após o Natal,
quando as lojas tradicionalmente desovam seus estoques

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/11/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


Aqueles que conseguirem deixar a carteira fechada por mais tempo neste fim de ano terão chances de economizar nas compras de Natal. Isso porque o preço de diversos eletroeletrônicos e itens sazonais, como panetone e chester, recuam cerca de 50% após as festas.

Como as lojas precisam desovar o que sobrou do estoque para a troca de linha, é possível encontrar melhores ofertas e condições de pagamento em janeiro e fevereiro, nos tradicionais saldões.

Essa cautela também serve na hora de encher a despensa em dezembro e comprar os produtos para a ceia natalina. Para o especialista em finanças do Moneyfit, Antonio De Julio, planejar antes de ir ao supermercado é o ideal para evitar gastos acima do esperado.

 "Ao acrescentar no carrinho panetones, nozes, frutas cristalizadas, bebidas é melhor separar no mínimo quantia de R$ 50 do orçamento", aconselha De Julio. Para que os jantares não pesem no bolso de ninguém, o ideal é fazer planejamento para dividir os gastos.

É o que faz a família do piloto de testes Alessandro Cesar Luiz, 33 anos, que encontra os parentes na casa do tio. "Todos contribuem com determinado valor. Saímos para pesquisar e geralmente compramos os produtos que saem mais em conta no atacado."

O contrário acontece na casa da comerciante Aurea Nogueira, 58 anos, que geralmente arca com a maior parte da despesa da confraternização. "Assumir a maior parte da despesa é uma opção. Quem pode colaborar leva algum prato para a ceia."

O especialista financeiro afirma que evitar a euforia da data e procurar atacadões, mercados municipais e até caminhões de beira de estrada são alternativas para economizar alguns reais




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;