Economia Titulo Riqueza do País
SP perde participação na economia brasileira
Da ABr
18/11/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


São Paulo perdeu participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2008. Em 2007, a economia paulista respondia por 33,9% do PIB brasileiro. No ano seguinte, a participação do Estado passou a ser de 33,1%, o que representou redução de 0,8 ponto percentual. Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A perda de participação paulista ocorreu apesar do crescimento do PIB de São Paulo em 2008, de 5,9%, ter sido maior do que a média nacional, que foi de 5,2%.

Os paulistas já acumulam perda de 4,2 pontos percentuais na participação desde 1995, quando o Estado respondia por 37,3% da economia nacional.

A queda de São Paulo também significou perda de participação da região Sudeste no PIB do Brasil, apesar de o Rio de Janeiro e Minas Gerais terem aumentado suas contribuições.

A região Sudeste é a única que perdeu participação, respondendo por 56,0% em 2008, contra 56,4% em 2007. A região que mais cresceu em participação foi a Centro-Oeste, que passou de 8,9% em 2007 para 9,2% em 2008. O Norte passou de 5,0% para 5,1%. Já o Nordeste e o Sul permaneceram estáveis, com 13,1% e 16,6%, respectivamente.

Segundo o coordenador da pesquisa, Frederico Cunha, isso mostra desconcentração da atividade econômica no País nos últimos anos. "A desconcentração é notória, muito em função de guerra fiscal e incentivos regionais, também da indústria mais leve procurar estar mais próxima da matéria-prima e em função de novos consumidores", disse Cunha.

Apesar do gradual processo de desconcentração da economia, 66,2% do PIB brasileiro ainda está em cinco Estados, que são os núcleos da indústria e do setor de serviços: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

As outras 22 unidades da Federação, que juntas pela primeira vez tiveram PIB maior do que o de São Paulo, respondem por 33,8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;