Economia Titulo DINHEIROS
Casa da Moeda do Brasil vai imprimir pesos argentinos
04/11/2010 | 07:26
Compartilhar notícia


A Argentina vai ter pesos brasileiros. A Casa da Moeda do Brasil vai fabricar cédulas de 100 pesos argentinos para atender a pedido de ajuda de sua equivalente do país vizinho. Essa cédula é a de maior valor numérico em circulação na Argentina e está cada vez mais escassa devido à disparada da inflação.

A compra de cédulas argentinas que serão fabricadas pela Casa da Moeda do Brasil foi aprovada na última reunião da diretoria do Banco Central da República Argentina.

Com tecnologia e equipamentos obsoletos de mais de 20 anos, a Casa da Moeda da Argentina reconhece sua incapacidade para atender o ritmo acelerado da emissão monetária doméstica.


Diante da falta de cédulas de 100 e de 50 pesos, os bancos começaram a reter essas cédulas, provocando aumento das taxas interbancárias, o call money, que chegaram a 12% nas última semana. Até então, o Banco Central negava o problema, que finalmente foi exposto há três dias.


O pedido de ajuda à Casa da Moeda do Brasil é inédito. A Argentina só havia recorrido, no passado recente, à Casa da Moeda do Chile para emissão de moedas, outra espécie, cuja falta chegou a gerar mercado negro no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;