Setecidades Titulo Trânsito
Semáforos congestionam
Rudge, em São Bernardo

Lentidão provoca reflexos na saída do km 14 da Anchieta
e na Praça Mauá, em São Caetano; situação é pior à noite

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
17/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Semáforos na Avenida Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, provocam lentidão no bairro Rudge Ramos e na divisa com São Caetano. O congestionamento provoca reflexo na saída do km 14 da Via Anchieta, gerando risco de colisões traseiras. O pior horário para transitar pela região é o início da noite, devido à entrada de estudantes das universidades Metodista, Uniban e Instituto Mauá de Tecnologia, já na cidade vizinha.

Por volta das 18h30 de ontem, a equipe do Diário levou cerca de dez minutos para percorrer 800 metros, da rodovia até a Praça Mauá, já em São Caetano. A saída da estrada é dificultada pelo semáforo da Avenida do Taboão, que fica aberto por cerca de um minuto e meio.

Ao chegar na Doutor Rudge Ramos, o fluxo é travado novamente devido à fila de veículos que aguardam para converter à esquerda, em direção à Estrada das Lágrimas. No sentido contrário, o sinal faz com que sejam observados reflexos na Avenida Guido Aliberti, em São Caetano. O trânsito na praça é prejudicado devido aos quatro semáforos existentes.

"Esses faróis complicam muito o trânsito aqui no Rudge Ramos. Muitos motoristas reclamam dessa situação", comenta o frentista Pedro Henrique de Lima, 28 anos. Ele diz que o problema é agravado devido ao grande número de universitários que passam pelo local de carro nos horários de pico.

Para diminuir os engarrafamentos, equipe da Prefeitura monitorava os equipamentos na noite de ontem. Segundo técnico de trânsito, os semáforos foram reprogramados na semana passada para equiparar os tempos de espera. Segundo o funcionário, antes da mudança, alguns sinais ficavam verdes por dois minutos, enquanto outros por apenas 20 segundos.

Agora, todos ficam abertos por cerca de um minuto. "Aproximamos os períodos, para que haja maior fluidez", relatou. Segundo o agente, era comum ver veículos fechando cruzamento para evitar a espera pela liberação de passagem seguinte.

A Prefeitura de São Bernardo informa que, para solucionar o problema da região, não basta apenas reprogramar os semáforos. A administração municipal cita o projeto de ampliação da Avenida Lauro Gomes em direção à Doutor Rudge Ramos (leia ao lado) e à Via Anchieta. Já o Executivo de São Caetano diz ter sincronizado em março os tempos de abertura dos sinais eletrônicos com o município vizinho. Para organizar o fluxo no pico da manhã, são colocados agentes de trânsito na Praça Mauá entre 6h30 e 8h30.

Obra na Lauro Gomes deve melhorar fluidez na região

A Prefeitura de São Bernardo deve iniciar nos próximos meses a ampliação e duplicação da Avenida Lauro Gomes, no bairro Rudge Ramos. Serão investidos R$ 60 milhões - sendo parte financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) - para construir cerca de um quilômetro adicional de via a partir da Estrada das Lágrimas. Serão feitos dois acessos para a Avenida Doutor Rudge Ramos, sendo um em frente à Avenida do Taboão e outro próximo à divisa com a Capital, facilitando o acesso à Via Anchieta.

O novo trecho deverá reduzir os congestionamentos no bairro, já que a quantidade de veículos que utilizam a Praça Mauá e a Estrada das Lágrimas deverá ser reduzida. Também será feita duplicação em cerca de um quilômetro da avenida, até a Avenida São João Batista. Cerca de dez imóveis terão de ser desapropriados para a realização das duas intervenções programadas.

SUGESTÕES

Semanalmente, o Diário produz reportagens sobre gargalos no sistema viário de todo o Grande ABC. Para fazer sugestões sobre pontos de engarrafamento, envie e-mail para setecidades@dgabc.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;