Setecidades Titulo Lixo
Infestação de aranhas
suspende aulas em Mauá

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal Tânia Geraldo
Silva foram prejudicados pelo problema, detectado ontem

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os cerca de 250 estudantes da Escola Municipal Tânia Geraldo Silva, na Vila Assis, em Mauá, tiveram as aulas suspensas ontem, após terem sido encontradas aranhas na unidade escolar. O problema causou preocupação por parte de pais e professores tendo em vista  o risco oferecido às crianças com idade entre zero e 4 anos.
"Tem muita teia de aranha lá dentro. Temos medo de elas estarem escondidas em armários, brinquedos e nos cobertores", observa uma das educadoras que preferiu não se identificar.

De acordo com outra educadora da unidade, as aranhas foram encaminhadas para análise no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e as aulas foram suspensas apenas ontem por precaução.

Ontem, o dia foi de limpeza na unidade, inaugurada em agosto de 2012. "Estamos lavando as salas e arrastando os armários para garantir que não haja mais nenhuma aranha", destaca a educadora.

Apesar de ter sido a primeira vez em que as aulas precisaram ser suspensas, o problema é recorrente na comunidade, segundo os moradores vizinhos. "É comum encontrar aranhas, ratos e insetos nas casas", observa a dona de casa Cleusa Maria, 57 anos, moradora do bairro há dez anos.

Segundo o auxiliar mecânico João Fernandes, 54, morador do local há 40 anos, a aparição de animais indesejados se dá pela presença de córrego atrás da escola e também terrenos pertencente à AES Eletropaulo com mato alto, lixo e entulho no entorno. "A própria comunidade descarta lixo no mato em vez de cuidar da área", comenta.

Moradora do bairro há mais de 30 anos, a cuidadora Sônia Maria de Paula, 47, achou estranho quando os três netos voltaram para casa na manhã de ontem. "Falaram que amanhã (hoje) tem aula normalmente, mas não sabemos se as crianças estão correndo risco", diz.

No terreno ao lado da escola, pertencente à AES Eletropaulo, funcionários da empresa executavam perfuração no solo. Questionados, eles informaram que a área será cercada para evitar que a população continue a descartar lixo no local. Em resposta, a AES Eletropaulo informou que está agendada para terça-feira a limpeza da área.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, destacou que a área da Vila Assis está entre as 12 regiões que passarão por mutirão de limpeza como parte do programa Nossa Mauá Cidade Limpa, previsto para ser realizado permanentemente durante os quatro anos de governo. "Nosso objetivo é recuperar os espaços públicos, dedetizar as escolas e postos de Saúde e conscientizar comerciantes acerca da importância de manter a cidade limpa", destaca.

Além disso, o prefeito garantiu que as aulas na unidade não serão realizadas em caso de existência de foco de risco para as crianças. "Eu mesmo vou verificar in loco a gravidade do problema", enfatizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;