Esportes Titulo Copa do Brasil
Ramalhão decide
futuro no semestre

Sob pressão, Santo André recebe hoje o Veranópolis no
segundo confronto entre as equipes pela Copa do Brasil

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
17/04/2013 | 07:13
Compartilhar notícia


É tudo ou nada. É vencer por dois gols de diferença ou nas cobranças de pênaltis, ou então ficar parado até a primeira semana de junho, quando começa o Campeonato Brasileiro da Série D. Sob pressão, o Santo André define seu futuro no semestre, às 15h de hoje, no Estádio Bruno Daniel. O time recebe o Veranópolis no segundo confronto entre as equipes pela Copa do Brasil.

No primeiro duelo, no Rio Grande do Sul, o adversário - mesmo com o time reserva - saiu vitorioso (1 a 0). Assim, só um bom triunfo mantém o time em atividade (quem avançar encarará o Goiás). "Todo mundo tem que se doar mais do que nunca. É o jogo das nossas vidas, em um campeonato que movimenta clubes do País todo, o que serve de motivação para a gente, que quer crescer e fazer jogos bons. Não queremos férias agora, não. Trabalhar é melhor", destacou o atacante Gustavo. "E estamos precisando inclusive dar uma resposta a nós mesmos", emendou o jogador, referindo-se aos fiascos da não classificação à fase final da Série A-2 do Estadual e ao revés no Sul.

"É o jogo da superação, da alma. Precisamos dar sequência, mas vai depender de amanhã (hoje). Uma coisa leva a outra para prolongar nosso calendário", disse o técnico Dedimar. "Ninguém quer ser desclassificado agora. Passando de fase encontramos equipes maiores e melhores", completou o meia Élvis. "Extremamente importante este jogo para a sequência do ano do Santo André. A Copa do Brasil, além de aumentar o prestígio do clube no âmbito nacional, aumenta o caixa. Para nós, jogadores, é mais uma oportunidade de mostrar nosso valor", opinou o goleiro Rodrigo Viana.

Do time que encarou os gaúchos no primeiro jogo, algumas diferenças. Márcio Careca e Bruno Paulo já deixaram o clube, William Xavier está suspenso, Ramalho, machucado e Walter não foi relacionado. E tal situação coloca o treinador em dúvida. "Foram muitas mudanças. O pessoal que chegou (reforços) buscarei colocar para jogar. Mas só vou definir a escalação mesmo momentos antes do jogo. Estou com várias dúvidas", afirmou. Outra possibilidade, por aquilo que demonstrou no coletivo de quinta-feira, é Adilson assumir a vaga no gol, deixando Rodrigo Viana na suplência.

George deve ficar com a vaga na lateral esquerda, mas o recém-chegado Léo Carvalho corre por fora. Na zaga, Júnior Paulista pode formar a dupla com Rogélio. No meio campo, Élvis ganha vaga ao lado de Luciano Henrique, enquanto que o ataque fica por conta de Fábio Santos e Gustavo. Existe a possibilidade, porém, de Luiz Ricardo ou Dedé ganhar espaço no setor ofensivo.

Clima descontraído no último treinamento

Atacante com uniforme de goleiro, grupos divididos praticando atividade semelhante à de gincana escolar durante o aquecimento e clima descontraído. Foi assim o ambiente do último treino do Santo André antes de encarar o Veranópolis, hoje, e definir seu futuro na Copa do Brasil.

Nos dez dias que teve para trabalhar o time entre os dois compromissos contra os gaúchos, Dedimar buscou realizar trabalho extracampo com os atletas. E admite êxito. "A atmosfera é muito favorável. Aos poucos vai sendo resgatada aquela tranquilidade que a gente tinha aqui antes", destacou. "A semana foi boa. Percebi muito compromisso dos atletas, que treinaram até no domingo", emendou Dedimar.

O atacante Gustavo, que disputou o rachão de ontem pela manhã no gol - o zagueiro Otávio estava na outra meta - confirmou o bom ambiente. "Estamos tranquilos, com a cabeça boa. Trabalhamos bastante. Todos estão com um pensamento só, que é a classificação. Vamos nos empenhar ao máximo para que aconteça", destacou o atleta, que ainda indicou como deve ser o comportamento do time caso leve um gol - que tem peso dois na Copa do Brasil. "Se acontecer, é necessário ter cabeça boa e não se perder no jogo."

TORCIDA

A expectativa é que pelo menos 2.000 pessoas compareçam ao Bruno Daniel. Os ingressos seguem à venda até a hora do jogo a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). "Peço que apoiem do início ao fim, independentemente de estar bem ou mal. Que a gente volte a sonhar juntos na dificuldade", declarou Dedimar.

VERANÓPOLIS

Depois de utilizar o time reserva na vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o time gaúcho viajou com os titulares para a partida de hoje. O técnico Julinho Camargo, inclusive, poupou os atletas no jogo de domingo, contra o São José, pelo Campeonato Gaúcho - no qual o time está classificado às quartas de final. "Estamos preparados para quem vier", disse o treinador ramalhino, Dedimar.

Jogadores treinam pênaltis, mas preferem não batê-los

Após o rachão realizado ontem pela manhã, no Estádio Bruno Daniel, o técnico Dedimar reuniu os 16 jogadores de linha relacionados para o duelo de hoje, alinhou-os lado a lado no meio do campo e simulou decisão por pênaltis. Cada um tinha uma chance de converter e o aproveitamento foi excelente: apenas o meia-atacante Willian Dadá desperdiçou a cobrança. Apesar do bom desempenho, os atletas e o treinador esperam não ter de definir nas cobranças alternadas - que só serão necessárias em caso de vitória ramalhina por 1 a 0.

"De preferência é melhor não ir para os pênaltis, mas caso aconteça, temos de estar preparados para todas as possibilidades", destacou o atacante Gustavo. "Nosso pensamento é eliminar essa possibilidade e temos condições para isso. Pênalti é mais sofrido, mas se tiver que ser desta forma, é preciso concentração e tranquilidade para que possamos classificar", disse o meia Élvis. Ambos converteram com categoria suas cobranças.

A indefinição sobre quem vai para o gol entre Rodrigo Viana, que realizou todos os 20 jogos da temporada, e o experiente Adilson, 39 anos, persistirá até o momento que Dedimar divulgar a escalação oficial, uma hora antes do início do jogo. O primeiro já defendeu uma cobrança durante a Série A-2, no empate por 1 a 1 com o Capivariano, no Estádio Bruno Daniel.

Comissão técnica aproveita os dez dias para ajustar elenco

Pela primeira vez na temporada, o Santo André teve dez dias livres entre um jogo e outro para treinar. Com a intensidade do calendário do Campeonato Paulista da Série A-2, que previa jogos a cada três dias, a preparação física dos jogadores foi realizada toda durante a curta pré-temporada que o clube fez tanto na região quanto em Jacutinga-MG. Agora, com o período sem compromissos entre os jogos diante do Veranópolis, o preparador físico Stélio Metzker e o fisiologista Fernando Carvalho puderam entrar em ação.

"O elenco, em sequência de jogos às quartas e aos domingos, fica com trabalho físico prejudicado. Fizemos análises e alguns atletas estavam carentes em alguns aspectos. O foco foi parte de potência, velocidade e força", explicou Stélio Metzker, que retornou há um mês ao Santo André e explicou que não encontrou problemas no grupo. "Os profissionais que o clube contrata são competentes, mas se fosse esse o caso (de ter algum atleta abaixo fisicamente), não seria eu a externar o problema. Seria falta de ética e não é do meu feitio."

De acordo com Fernando Carvalho, foi possível realizar os trabalhos com os atletas de forma menos compacta, afinal com jogos em curto intervalo de tempo o processo estava prejudicado. "Quando temos dois jogos por semana, priorizamos o descanso. Os atletas que jogam fazem suplementação, gelo, treino regenerativo. Trabalhamos com três grupos: titulares, reservas e não relacionados. E temos de dosar para deixar todos no mesmo patamar", explicou. "Neste tempo que tivemos, tentamos manter o físico dos atletas - porque melhorar não ia dar - para o Dedimar trabalhar a parte tática e dar a cara dele ao time, que até então não teve tempo para isso", continuou o fisiologista.

E, segundo a dupla, o time deve estar "voando" no jogo diante dos gaúchos. "Foi tudo feito para isso. Tudo o que foi proposto, foi cumprido e benfeito", declarou Fernando Carvalho.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;