Cultura & Lazer Titulo Cia. Vitrola Quântica
Rock and roll no corpo
Marília Tiveron
Especial para o Diário
29/09/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Mistura de dança, música ao vivo e projeções. Com esses elementos, a Cia. Vitrola Quântica reflete sobre a sonoridade do rock and roll e suas interferências sobre o corpo no espetáculo Desosso o Osso (e Flutuo) hoje, às 20h, no Teatro Timochenco Wehbi, em São Caetano.

"Toda parte de movimento foi levantada a partir de vários meses ouvindo rock e compondo a partir dessas músicas", afirma Júlia Abs, diretora da companhia e bailarina, que divide o palco com Aline Bonamin. O indie rock compõe a trilha sonora com adaptações de bandas como Interpol, Yeah Yeah Yeahs e The Kills.

Além da sonoridade, esse estilo também foi escolhido pela atitude punk que o envolve. "É algo que vai muito além da música, traduz revolta, intensidade e sensibilidade". O espetáculo também adota atitude política com vídeo sobre a guerra do Iraque exibido no início da apresentação. "É política no sentido de denúncia. Usamos nossa liberdade de expressão para depor uma realidade que a gente não concorda", completa Júlia.

Na coreografia, as duas bailarinas brincam com os conceitos de peso e leveza. "Esses temas são concretos do ponto de vista da dança. Eles trazem qualidades opostas que quando colocadas juntas criam conflito", explica Júlia. A dualidade também é estampada nos dois figurinos, criados pela estilista Karlla Girotto, que se inspirou em bonecas. Uma peça é mais escura e remete ao corvo, representando o peso; a outra é clara e aérea, ligada às nuvens e à leveza.

Criada em 2004, a Cia. Vitrola Quântica trabalha com técnicas de dança contemporânea, circo e práticas de pesquisas de linguagem cênica e coreográfica autoral.

Desosso o Osso (e Flutuo) - Dança. Hoje, às 20h. No Teatro Timochenco Wehbi, na Fundação das Artes de São Caetano - Rua Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;