Cultura & Lazer Titulo Samba
Nelson Sargento vem do Rio para roda de samba
Marília Tiveron
Especial para o Diário
24/09/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


É com a consagrada Voz do Mundo que o sambista Nelson Sargento, integrante da Velha Guarda da Escola de Samba Mangueira, do Rio, abrirá seu show em Santo André. "Eu sou o samba. A voz do morro sou eu mesmo, sim senhor. Quero mostrar ao mundo que tenho valor".

Os versos iniciais da música escrita por Zé Kéti representam o lembrete que Sargento pretende passar ao público como convidado especial de roda de samba com músicos da região, amanhã, a partir das 16h, na Vila Barroca. A participação do carioca, que esbanja energia e longevidade, está prevista para 21h.

Além de cantar músicas autorais e algumas de Cartola e Carlos Cachaça, Sargento também tocará violão e contará histórias para ilustrar as canções.
Apesar das 400 composições escritas e dos 60 anos de carreira, Sargento ainda se prepara para os shows. "O ensaio é arma para a boa apresentação. Quanto mais rebuscado, melhor", garante.

Aos 86 anos, Sargento se arrepia ao falar em aposentadoria. "Aposentar de música? Jamais, jamais! Enquanto minhas células estiverem pensando, eu vou continuar compondo".

Para o próximo ano, ele prepara o lançamento do sucessor de Versátil. "Não posso fazer um CD sem Cântico à Natureza e Agoniza, Mas Não Morre, para agradar aos fãs antigos. Mas também faço músicas novas para a juventude", afirma ele, que se considera representante da resistência cultural do samba carioca: "Claro que eu faço parte da resistência. O samba recebeu um monte de sobrenomes, então eu sou o samba de raiz. Eu não quero inventar nada, pretendo apenas preservar e continuar espalhando aquilo que eu sei fazer".

HISTÓRIA - Aos 12 anos, Nelson Sargento - apelido que surgiu na década de 1940, quando entrou no exército - mudou-se para o morro da Mangueira com sua mãe e o padrasto Alfredo Português. Cresceu ouvindo os ensaios de samba e aprendeu a tocar violão com Cartola e Nelson Cavaquinho.

Enquanto o padrasto escrevia letras, Sargento as musicava. Assim a parceria se fortaleceu, tanto que aos 23 anos, ele passou a integrar a ala de compositores da Verde e Rosa.

Nelson Sargento - Show. Amanhã, a partir das 16h. Nelson Sargento: entrada às 21h. Na Vila Barroca - Rua Padre Manoel da Nóbrega, 414, Santo André.
Tel.: 4432-0774. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;