Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Jd.Sto André reclama de saneamento
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
22/09/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


Nem mesmo as falhas no saneamento básico do Jardim Santo André desanimam os moradores da região. De acordo com o último anuário da Prefeitura de Santo André (2009), o bairro conta com mais de mais de 30.000 moradores.

Maria das Neves Peternelli veio para a região há 18 anos, quando seu marido e seus sogros morreram e os herdeiros tiveram de vender o terreno onde morava, no Parque das Nações. Depois de seis meses hospedada na casa de uma sobrinha, Maria comprou um barraco de alvenaria, de onde teve que sair seis anos mais tarde. " É que eu morava perto de um córrego e quando chovia, minha casa enchia de água até a altura do joelho", ela lembrou.

Há doze anos, a empregada doméstica aposentada mora em um condomínio de moradias populares construídos pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no Jardim Santo André. Seu único filho, de 36 anos, casou-se e mora em outro condomínio da CDHU, no mesmo bairro. "Aqui eu tenho meu lugarzinho, eu fico sossegada", disse.

Maria das Dores mora no Jardim Santo André há seis anos, quando veio de Pernambuco com o marido - com quem tem cinco filhos. Atualmente ela mora no Núcleo Lamartine, reurbanizado recentemente. "Foi bom, porque regularizou - mas o lixeiro, por exemplo, não passa na minha rua", ela reclamou. Maria disse que tem de andar cerca de 15 minutos até o ponto mais próximo de coleta de lixo. "Nem caçamba na minha rua tem".

Dona de um bomboniere, Elza Ayres não mora no Jardim Santo André, mas reparou que o bairro tem melhorado - com exceção do saneamento. "O esgoto é a céu aberto. As vezes a prefeitura vem, fica quatro ou cinco dias bom, mas logo o esgoto volta a escorrer na rua", ela contou.

Em nota, a Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que "o local mencionado possui serviço de coleta de resíduos úmidos de segundas, quartas e sextas-feiras e secos ás quinta-feiras. Qualquer problema com o serviço ou sugestão de melhorias, o morador pode entrar em contato com o telefone 115 do Semasa".

O Jardim Santo André vai receber no sábado, dia 25, o Diário do Grande ABC nos bairros.
Durante a ação social serão oferecidos serviços como cortes de cabelo, pintura de rosto e esculturas de balão para as crianças, exames de glicemia e orientações de órgãos como INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e Banco do Povo de Santo André, tudo gratuitamente.

O evento tem patrocínio da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e parceria com a rede a Associação dos cablereiros do ABC, Colégio Renil, Escola da Família, Ultragaz e Novety Cosméticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;