Setecidades Titulo Cadeirinha
Falta de cadeirinha só gera multa a partir de 2ª
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
03/09/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A Polícia Militar vai apenas orientar os motoristas flagrados transportando crianças nos veículos de forma irregular. As multas deverão ser aplicadas a partir de segunda-feira.
Anteontem entrou em vigor a lei que obriga o transporte de crianças de até 7 anos e meio em assentos infantis especiais, colocados no banco traseiro dos veículos. Os recém-nascidos de até 1 ano deverão viajar em um bebê-conforto.

A multa para o motorista flagrado desrespeitando a determinação é de R$ 191,54 e ainda sete pontos na Carteira de Habilitação, além de o veículo ficar retido até ser providenciada a instalação do equipamento. Porém, aqui na região a Polícia Militar vai dar uma trégua para os infratores. "De início faremos um trabalho de conscientização e orientação", explica o coronel José Luis Martins Navarro, comandante da corporação no Grande ABC.

O comandante promete que não haverá grande alarde com a nova lei, a exemplo do que aconteceu nas normas também polêmicas como a Lei Seca - que coíbe a direção de veículos por pessoa alcoolizada - e a antifumo - que proíbe o fumo em locais fechados de uso comum.

"Não teremos operações especiais somente para verificar se as crianças estão sendo transportadas corretamente. Mas é claro que será mais um item a ser verificado pelos policiais durante as abordagens aos veículos."

Navarro acredita que a atenção dos pais com os filhos será um ponto a favor para que a nova lei seja respeitada independentemente da fiscalização. "É um benefício para as crianças e os pais, normalmente, querem protegê-las. Por isso acredito que não teremos muitos problemas para fazer com que a lei seja seguida à risca."

ACIDENTES
Com a lei que regula o transporte de crianças nos veículos, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a expectativa é reduzir em até 70% o número de mortes nessa faixa etária em decorrência de acidentes de trânsito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;