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Brasil só perde para EUA e Canadá em lucro de cartão
02/09/2010 | 07:16
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O mercado brasileiro de cartões já é o terceiro mais lucrativo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. As empresas ligadas ao setor, incluindo bancos emissores e os credenciadores de lojistas para as bandeiras, devem lucrar mais de R$ 7 bilhões neste ano, segundo estudo da consultoria inglesa Lafferty.

Em 2009, os ganhos somaram R$ 6,5 bilhões. A consultoria pesquisou o mercado de cartões em 65 países e, para a comparação internacional, considerou os lucros antes dos impostos e taxas.

Cada cartão de crédito emitido no Brasil dá lucro de R$ 35 para os bancos. É o maior valor entre os países que formam o Bric (além do Brasil, inclui a Rússia, a Índia e a China). Na Índia, o lucro é de R$ 21 e na Rússia de apenas R$ 8,75. Já na China, mercado dominado pelos cartões de débito, cada plástico dá prejuízo de R$ 1,77.

Mesmo estando entre os cinco maiores mercados de cartões do mundo, o setor no Brasil ainda tem grande potencial para crescimento, avalia o sócio da Lafferty Group, o irlandês Michael Lafferty. Um dos indicadores disso é que o gasto médio por tarjeta aqui ainda é baixo quando comparado a outros países.

No mercado brasileiro, cada cartão movimenta R$ 1.600 por ano, em média, considerando dados de 2009. Na China, é de R$ 2.600. A média mundial está em R$ 4.500.

Na comparação internacional quando se considera o valor de cada transação, o Brasil é apenas o oitavo do ranking global, com R$ 131. Nos outros países, está na casa dos US$ 175.

Segundo o executivo, mercados como o Reino Unido e o norte-americano estão com taxas estáveis de crescimento, ainda influenciadas pela crise financeira mundial de 2008 e 2009. Enquanto isso, o Brasil continua mantendo o ritmo de expansão sempre na casa dos dois dígitos. "Vemos crescimento massivo para o crédito ao consumo no Brasil, muito a frente dos outros países dos Bric", disse o executivo. O País deve fechar o ano com 600 milhões de cartões, entre plásticos de débito, crédito e de lojas.




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