Setecidades Titulo Religião
Igreja Católica comemora três santos até o início de maio

Expedito, São Jorge e Nossa Senhora do Pilar têm programação especial

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
16/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os católicos da região comemoram, a partir desta semana, os dias de três santos: Expedito, São Jorge e Nossa Senhora do Pilar. As igrejas terão programação especial para lembrar as datas, com missas, festas e shows.

Na quinta-feira começa a 18ª Festa de Santo Expedito no santuário do Jardim Itapark, em Mauá. Até o dia 21, haverá várias atrações musicais e comidas típicas, além da venda do tradicional bolo dedicado ao santo das causas urgentes, conforme a tradição católica.

No dia 19, quando se celebra Expedito, o ponto alto das comemorações ocorre às 19h, durante a missa campal com a presença do prefeito da cidade, Donisete Braga (PT). Haverá a performance da imagem viva, feita por ator vestido de armadura, túnica curta e manto ao estilo romano, assim como o santo, que em uma mão sustenta a palma do martírio e na outra uma cruz.

No sábado se inicia a programação dedicada a São Jorge no santuário da Vila Helena, em Santo André, com carreata a partir das 15h. No domingo, às 10h, haverá cavalgada em homenagem ao santo guerreiro.

No dia 23, quando se comemora o dia de São Jorge, a programação começa às 6h com a missa dos trabalhadores e se encerra às 19h30, com a missa dos impossíveis e procissão luminosa.

PILAR

A festa em homenagem a Nossa Senhora do Pilar em Ribeirão Pires, que começa no dia 1º de maio e segue nos dias 3, 4 e 5, chega neste ano à sua 77ª edição.

A Prefeitura iniciou ontem a limpeza e corte do mato ao redor da capela que receberá as comemorações, na Avenida Santa Clara. O acesso ao local, porém, é dificultado pela buraqueira ao longo da via, causada em grande parte pela movimentação de caminhões das obras do Trecho Leste do Rodoanel.

A capela, que completa 300 anos em 2014 e é a casa religiosa mais antiga do Grande ABC mantida com a mesma estrutura desde a fundação, precisa urgentemente de restauro. Tombada desde 1975 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), do governo estadual, foi completamente reformada pela última vez na década de 1980. "O piso está afundando e a parede, com infiltrações. Dá pena ver o estado em que deixaram a igreja", diz Luzia de Farias Ferreira, 64 anos, 36 deles vivendo ao lado da capela como guardiã das chaves.

Apesar do mau estado de conservação, a festa terá missa e shows, com destaque para o padre Antonio Maria, que se apresenta no dia 1º, e a dupla sertaneja Cezar & Paulinho, no dia 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;