Política Titulo Santo André
Pai de Aidan no poder causa situação inédita

Santo André entra para a história com Nelson Ravin na
Câmara; ele está no lugar de Gilberto Primavera, licenciado

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
27/07/2010 | 10:09
Compartilhar notícia


O cenário político do Grande ABC está prestes a registrar fato inédito. Pela primeira vez na história da região o pai de um prefeito das sete cidades assumirá cadeira no legislativo durante o mesmo período em que o filho governa o município. Conforme publicado pelo Diário no sábado, o fato envolve o chefe do Executivo de Santo André, Aidan Ravin, e seu pai, o aposentado Nelson Ravin (ambos do PTB).

Nas eleições municipais de 2008, Nelson Ravin conquistou 1.830 votos na corrida para vereador, elegendo-se primeiro suplente do PTB, que não formou aliança com outros partidos. A partir do dia 5, na segunda sessão pós-recesso parlamentar, ele assumirá por 60 dias a cadeira do titular Gilberto Wachtler, o Gilberto do Primavera (PTB), que se ausentará dos trabalhos na Casa para dedicar-se exclusivamente à sua campanha para deputado estadual.

O novo parlamentar é nascido em Santo André e atuou como comerciante da cidade nas décadas passadas. Seu filho mais novo, Silvio, é coordenador regional do PTB.

Apesar de no Grande ABC nunca ter sido presenciado filho no comando do Executivo e pai diplomado como vereador durante o mesmo período, outros casos envolvendo parentes nos dois poderes já foram registrados na região.

Entre 1993 e 1996, durante o governo de José Teixeira (PSDB) em Rio Grande da Serra, o irmão do então prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB - hoje chefe do Executivo), exerceu o primeiro de seus três mandatos como vereador. O irmão mais velho da dupla, Aarão Edmundo Jardim Teixeira, comandou a cidade entre 1977 e 1982, mas não chegou a exercer mandato junto dos irmãos.

Tantos nomes da mesma família na política no entanto, custou o Paço nas eleições de 2000. Na ocasião, Aarão (candidato a vice-prefeito) e José Teixeira (postulando mais um mandato como prefeito) concorreram em chapas diferentes, mas ambos saíram derrotados da corrida - Ramón Velásquez (PT) venceu o clã Jardim Teixeira.

De dezembro de 2005 a dezembro de 2006, o então prefeito de Mauá, Leonel Damo (na época PV - hoje sem partido) contou com fiel defensora de suas propostas na Câmara: a sua filha, Vanessa Damo (atualmente deputada estadual pelo PMDB).

Nesta gestão a vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer (PTB) vê o marido e vereador Israel Zekcer (do mesmo partido) defender os interesses do Executivo na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;