Cultura & Lazer Titulo Teatro
Contemporâneo russo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/07/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


Em única apresentação no domingo, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, a Cia da Matilde traz para o Grande ABC o espetáculo Casting.

A comédia, com Caco Ciocler de protagonista, é escrita pelo russo Aleksandr Gálin e coproduzida pela companhia são-caetanense.

O enredo conta a história do produtor Albert (Ciocler), que veicula um anúncio no jornal da cidade em busca de mulheres com habilidades artísticas para apresentar um show em Singapura.

No palco de um antigo cinema russo, mulheres de todos os perfis se oferecem para fazer o teste e descobrem que a exibição não exige aptidão artística, mas um belo corpo.

Depois de ficarem indignadas, acabam por perceber que fazer show erótico é melhor que levar uma vida inútil na cidade onde moram. Resta saber se o contratante do show, um empresário japonês, vai aceitar garotas nem tão jovens e nem tão belas como o exigido.

"O que mais me chamou atenção no texto foi a proximidade com o Brasil. No palco, está exposto um país cenográfico, metáfora que se aplica ao valor humano. A única coisa organizada hoje no Brasil é o mercado, que acaba ditando a estrutura da organização política, social, das relações humanas", conta o diretor Marco Antônio Rodrigues.

"A peça é sobre pessoas que se enganam. Desde o início as mulheres percebem que o casting não é para o que elas acreditaram ser. Mesmo assim, tentam se provar que está tudo bem, que não é nada demais e que logo tudo melhorará".

O texto, de um dramaturgo contemporâneo, se assemelha em alguns pontos aos clássicos de teatro russo já conhecidos pelos brasileiros. "A dramaturgia russa contemporânea, a qual se conhece pouco no Brasil, tem muita mão da tradição. Ela se relaciona bem com a literatura da Europa oriental, preserva a tradição, mas com um bom frescor", comenta o diretor, que completa, que a exemplo dos textos de Tchekhov, Casting tem a qualidade de espera. "A ação é um ato único, de uma longa história, isso é muito tchekhoviano. Fundamental é o trabalho dos atores, de descobrir o que vai mudando nessa qualidade de espera", diz.

As mudanças na Rússia estão em um interessante trecho de um escrito de Gálin sobre a peça que escreveu depois de viver situação idêntica à da história. "Eu olhei para trás e vi, na última fileira, umas mulheres com ar triste. Não foram aceitas no concurso porque (infelizmente!) não eram jovens. E, de repente, entendi o que acontecera com as pessoas soviéticas. De cidadãos de uma temível superpotência, fomos transformados em ‘mercadoria viva' e estávamos sendo selecionados por aqueles que tiveram sorte maior, porque ganharam o concurso da história. Quando eu escrevia Casting procurava não esquecer que ela nascera do sentimento de amargura e de protesto, do sentimento de perda e de compaixão para com os vencidos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;