Cultura & Lazer Titulo Em São Bernardo
Angela Diel interpreta Robert Schumann
Adriana Feder
Especial para o Diário
16/07/2010 | 07:50
Compartilhar notícia


O bicentenário do pianista e compositor alemão Robert Schumann é lembrado em concerto amanhã, às 20h, no teatro do Senai de São Bernardo (Avenida José Odorizzi, 1.555. Tel.: 4109-9499). As obras serão interpretadas pela mezzo-soprano Angela Diel, acompanhada da pianista Liliane Basravi. A entrada é franca.

A apresentação integra o projeto Sesi Música 2010 e faz parte da série Ano Robert Schumann.

Para Angela Diel, que se apresenta na região pela primeira vez, há uma boa recepção mesmo de quem não tem o hábito de assistir a canções alemãs. "É porque elas são leves, falam de flores e de amores. Além disso, entregamos textos com traduções em português das letras, e eu os comento, então o público entende tudo e participa", afirma.

O duo de voz e piano apresenta o ciclo Amor e Vida de uma Mulher, composto por Schumann em 1840 e dedicado a Clara Schumann por ocasião do casamento de ambos. Importante pianista e compositora, Clara também será homenageada com a interpretação de algumas de suas canções. "Não tem como falar dele sem falar de sua mulher", comenta Angela. O recital será composto por dois solos de piano.

Carreira - A parceria da mezzo-soprano e da pianista é recente - estreou em São Paulo neste mês -, mas ambas têm longa trajetória profissional. Natural de Cruzeiro do Sul (RS), Angela Diel radicou-se em Porto Alegre, onde atua como solista em conceituadas montagens de óperas, missas e cantatas. Segue paralelamente carreira camerística com destaque para o lied e a canção brasileira.

No ano passado, lançou o CD Canto Brasileiro, formado por canções eruditas do País. "Prometo voltar em outra ocasião para apresentá-las, já que são tão ricas em harmonia e letra, e a maioria das pessoas não conhece", diz.

Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Já se apresentou na Alemanha, onde retorna em outubro para mais quatro concertos de canções eruditas brasileiras e também de Schumann. O mundo todo celebra os 200 anos do nascimento do compositor de mais de 230 canções, entre obras sinfônicas e para piano, com talento literário e musical, enfim, um compositor completo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;