Economia Titulo Ajuda
'Minha Casa' impulsionou a economia, diz Cofeci
Da Agência Brasil
02/07/2010 | 07:27
Compartilhar notícia


O programa Minha Casa, Minha Vida foi o "grande impulsionador da retomada econômica do Brasil, principalmente depois da crise financeira internacional", disse o presidente do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), João Teodoro.

Segundo ele, isso ocorreu porque o mercado imobiliário foi o "grande carro-chefe da economia durante esse período (de crise)". Teodoro não tem dúvida de que o programa Minha Casa, Minha Vida vai continuar ajudando o desenvolvimento econômico, apesar de alguns problemas localizados.

Um dos problemas citados pelo presidente da Cofeci foi o da aceleração dos preços no setor imobiliário, principalmente dos terrenos destinados ao atendimento do programa, em consequência do volume elevado de crédito injetado no setor da construção. "Isso atrapalhou um pouco o andamento do plano habitacional".

Disse, porém, que os obstáculos estão sendo superados e o programa acabou tem sido um sucesso.

Quem também falou sobre a importância do programa federal foi o vice-presidente da Ademi (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Rubem Vasconcelos. Ele, no entanto, preferiu destacar a função social do programa de levar a moradia a muitos brasileiros que viviam o sonho da casa própria. "Nós não tínhamos um mecanismo adequado para a realização desse sonho da casa própria. E agora nós temos.
Então, pela primeira vez, eu vejo que o sonho da casa própria pode ser realizado por todos".

Segundo Vasconcelos, esse sonho se aplica a todos os brasileiros, independente de classe social. "Faz parte da nossa vida ser proprietário. Mas, antes, a gente não tinha condição. Nós não tínhamos uma moeda estável, não tínhamos crédito fácil. E, hoje, tudo converge para a realização do sonho da casa própria".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;