Esportes Titulo Copa 2010
Confronto com holandeses traz boas recordações aos brasileiros
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
02/07/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


Já se passaram doze anos desde a última partida oficial entre Brasil e Holanda, mas as imagens continuam vivas na memória. Na semifinal da Copa de 1998, os brasileiros tiveram atuação excepcional e após empate por 1 a 1 - gols de Ronaldo e Kluivert - no tempo normal e na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis.

Foi aí que brilhou a estrela de Taffarel. Com duas defesas, o goleiro garantiu a classificação dos brasileiros para a fatídica decisão contra os franceses. O resto da história todos nós conhecemos. Zidane brilhou e o Brasil foi vice-campeão.

Quatro anos antes, porém, a história foi outra. Com time limitado, mas obediente taticamente, o Brasil encarou os holandeses nas quartas de final da Copa de 1994.
Em um dos jogos mais emocionantes da história, o Brasil venceu por 3 a 2, com gols de Romário, Bebeto e Branco, em incrível cobrança de falta. Bergkamp e Winter descontaram. A vitória encaminhou os brasileiros para a conquista do tetracampeonato. Para os superticiosos, o resultado foi obtido com o uniforme azul, o mesmo que será usado hoje.

O primeiro confronto decisivo entre brasileiros e holandeses aconteceu em 1974. Na época, os europeus tinham um timaço que ganhou apelido de Laranja Mecânica. Com gols de Neeskens e Cruyff, a Holanda venceu por 2 a 0 e eliminou o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;