Esportes Titulo Montanhismo
Dúvidas pairam sobre conquista de alpinista sul-coreana
Da AFP
24/04/2010 | 10:22
Compartilhar notícia


A alpinista sul-coreana Oh Eun-Sun viu abalada a ambição de se tornar a primeira mulher a escalar os 14 cumes de mais de 8 mil metros do planeta, com as dúvidas sobre se realmente chegou ao topo do monte Kanchenjunga em 2009.

Elizabeth Hawley, uma das principais autoridades de montanhismo no Himalaia, afirmou que a escalada de Oh Eun-Sun ao Kanchenjunga é considerada duvidosa, depois que várias fontes questionaram a conquista alegada pela sul-coreana.

Oh Eun-Sun, 44 anos, é uma das duas únicas mulheres do mundo que afirmam ter coroado 13 dos 14 montes acima de 8 mil metros. A outra é a espanhola Edurne Pasaban, que nas próximas semanas partirá para a conquista do último monte que resta da lista, o Shisha Pangma (8.027m), no Tibete.

A sul-coreana está escalando atualmente o Annapurna (8.091 metros) no Nepal e, se alcançar o cume, sua equipe garante que será a primeira mulher da história a realizar a conquista dos 14.

Mas Hawley afirma que outros alpinistas, incluindo Pasaban, questionam o fato da sul-coreana ter alcançado o topo do terceiro maior pico do mundo, o Kanchenjunga, em maio de 2009.

"Na única foto conhecida se vê Oh na rocha limpa. Mas Pasaban me mostrou uma foto de sua equipe no topo e eles estavam sobre a neve", explicou.

"A outra razão é que dos três sherpas que escalaram com Oh, dois afirmaram que ela não chegou ao topo", completou.

Hawley coordena a equipe que compila uma base de dados sobre as escaladas no Himalaia, considerada uma referência.

Hawley afirmou que vai manter a escalada de Oh Eun-Sun ao Kanchenjunga em 2009 na base de dados, mas com a palavra "questionada" em futuras edições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;