Setecidades Titulo Descaso
Estado esqueceu exame de DNA de desaparecido
William Novaes
Do Diário do Grande ABC
13/04/2010 | 07:48
Compartilhar notícia


"Não parecem seres humanos, por fazerem isso com a gente". A frase foi de Janaina Fernandes da Silva, 22 anos, irmã de Janailson Macedo da Silva (desaparecido desde 2006) ao ser informada pelo Diário que um exame de DNA confirma que o corpo encontrado por ela e seus familiares é do irmão. O resultado estava pronto desde 16 de junho de 2008, mas a família não havia sido informada até ontem.

O Diário revelou ontem que Janailson, na época com 16 anos, desapareceu de casa na favela da Vila São José em 16 de setembro de 2006. Trinta e cinco dias depois, Janaina, o seu marido, o padrasto e o vira-lata Duque encontraram um corpo em decomposição, com as mesmas características do rapaz no bairro Montanhão, em São Bernardo.

"O laudo chegou hoje (ontem) em minhas mãos e apontam que há 99,99% de certeza de que o corpo encontrado é do rapaz. Não sei quem errou, mas a minha equipe chegou na delegacia em 10 de fevereiro deste ano", disse o delegado Ângelo José de Moraes. "Agora vamos atrás de quem fez isso, por que agora temos um caso de homicídio", conta.

"O pior é que minha mãe, com a divulgação no jornal, pensava que o Janailson voltaria vivo", conta emocionada Janaina.

O exame de DNA foi realizado pelo IC (Instituto de Criminalística) e o resultado estava pronto desde 2008. Após a reportagem publicada ontem pelo Diário, o IC entrou em contato com a delegacia.

ENTERRO DIGNO - O fim da trágica história da família Silva terminou com uma espera de 1.302 dias ou três anos e sete meses. Mesmo inconformada com a notícia, Janaina prometeu enterrar o irmão com dignidade. Eles querem retirar, o quanto antes, o corpo de Janailson que está enterrado como indigente, no Cemitério da Vila Carminha, na cova 22.497, na ala 18 da quadra 1, ao lado de outros nove corpos não reconhecidos. "É duro aguardar todo esse tempo e ver o sofrimento que a minha mãe passou", diz Janaína.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;