Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Vale a pena trabalhar por conta?
Cíntia Bortotto
29/09/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


Tenho acompanhado casos de diversos profissionais que saem de seus empregos CLT – por vontade própria, por mudanças nas estruturas das empresas, por se aposentar e querer continuar trabalhando –, que acabam por tomar o rumo do trabalho por conta, por meio de consultorias, assessorias ou trabalhos freelancers. Há também jovens que preferem a aparente tranquilidade e flexibilidade que uma carreira freela pode oferecer. Afinal de contas, quando é que este tipo de trabalho vale a pena?

Mas o que leva pessoas a deixarem trabalhos em regime de CLT? O principal ponto é a gestão. Pesquisas comprovam que empregados deixam o chefe e não a empresa. Portanto, boa gestão pode fazer a diferença entre a pessoa querer ficar ou querer sair. Outro ponto é se os valores da empresa condizem com os do colaborador e, finalmente, se este tem oportunidade de aprender e crescer naquela instituição. De maneira direta, a seguir enumero vantagens e desvantagens de cada um.

Tem muita gente que vejo insatisfeita com seu trabalho que decide abrir mão da carreira corporativa e investir em carreira freelancer. Algumas profissões, como designers, jornalistas, profissionais de TI e outros têm essa possibilidade.

Para investir nesta jornada, é preciso saber exatamente o que se quer. Quanto quer ganhar? O que você mais valoriza no ambiente de trabalho? Como lida com a insegurança financeira? Quando você não é empregado sob o regime de CLT ou com um contrato que tem recorrência, provavelmente você terá meses em que ganhará muito e meses em que ganhará pouco. Como é lidar com isso? Você tem outra pessoa que pode pagar as contas fixas caso o dinheiro não entre? Você tem disciplina e está disposto em se organizar para que o sonho de ser freelancer dê certo? Estas são algumas perguntas que servem como primeira análise para saber se deve-se investir em carreira mais autônoma.

Normalmente, quem tem perfil adequado para ser autônomo é quem tem boa capacidade de organização; disciplina; relacional para conseguir trabalhos, seja com clientes ou em rede de contatos; comercial e de adiar a recompensa e maturidade para lidar com a frustração.

Acredito que as principais vantagens que atraem as pessoas aos trabalhos freelancers são a flexibilidade de horário, a possibilidade de se investir no que realmente é seu diferencial e de ver o valor agregado de seu trabalho a cada venda e serviço prestado. Por outro lado, quando se escolhe esse tipo de trabalho, passa-se mais tempo sozinho. Você também precisa se preocupar em se atualizar sem contar com o apoio de uma empresa e tem de buscar trabalho constantemente (prospecção), além de saber lidar com a insegurança financeira.

Ter uma carreira dentro de uma empresa também tem muitas vantagens. A principal delas é a segurança. Trabalhar com mais pessoas e contribuir em equipe também é um ponto valorizado. Entre as “desvantagens”, costuma-se citar a rigidez de horário e a competição acirrada.

E aí? Você toparia trabalhar por conta? Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;