Setecidades Titulo Ajuda
Cão encontra vítimas a até 6 metros de profundidade
Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
24/01/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Conan tem apenas 4 anos e orientou, na quinta-feira, as ações de cerca de 120 homens no resgate do corpo da confeiteira Analice de Oliveira Santos, 36, no bairro Santo Bertoldo, em Ribeirão Pires. Ele não é nenhum general ou guerreiro, como o bárbaro imortalizado por Arnold Schwarzenegger. Mas já participou de grandes missões de resgate, em Santa Catarina (2008) e São Luís de Paraitinga (2010).

Conan é um cão da raça Golden Retriever que pertence ao 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros da Capital. Ele usa seu olfato aguçado para encontrar vítimas soterradas a até seis metros de profundidade.

Na manhã de quinta-feira, a equipe do canil dos bombeiros, localizada no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, foi solicitada. A missão era achar o corpo da confeiteira que estava sob os escombros da sua casa e de toneladas de barro. As filhas de 8 e 14 anos já tinham sido retiradas mortas.

Na caminhonete da corporação foram um soldado, um cabo, um sargento e dois cães, um deles em treinamento. A cachorra Bela, uma Pastor Belga de Malinoes com pouco mais de 3 anos, está no período de socialização.

Nas seis vezes que Conan foi requisitado, ao longo das dez horas de trabalho, todos paravam para prestar atenção a seus latidos e corridas.

No começo, parecia que o cão apenas brincava de correr de um lado para o outro. Mas logo depois. as equipes de buscas começaram a escavar em um ponto apontado por ele. Após uma última circulada no terreno, Conan apontou ao mesmo local. E o corpo foi encontrado minutos depois.

Há dois anos, o cão é adestrado pelo soldado Emerson dos Santos. Sua escala de trabalho é igual à do bombeiro, de 24 horas de serviço contínuo por 48 de folga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;