Setecidades Titulo Segurança
PM sugere Zona Azul nas proximidades da UFABC

Proposta visa intensificar fiscalização e diminuir criminalidade

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Militar sugeriu à Prefeitura de Santo André que crie vagas de Zona Azul no entorno do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), no bairro Bangú. A proposta foi apresentada na manhã de ontem em reunião para discutir medidas que possam diminuir a criminalidade nas proximidades da instituição de ensino.

O comandante do 10º Batalhão da corporação, tenente-coronel Paulo Barthasar Júnior, avalia que a implantação de sistema de estacionamento rotativo iria aumentar a fiscalização por parte de agentes da Prefeitura, inibindo ações criminosas. "O policiamento e a investigação, sozinhos, não estão dando conta de resolver o problema. É preciso fazer uma interface com outros agentes", avalia.

A ideia foi bem recebida pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, Joel Pereira Felipe. "Não queremos onerar os alunos. Mas essa medida, além de aumentar a vigilância, estimula a reflexão sobre o transporte público."

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da universidade, Gabriel Camargo de Carvalho, tem visão semelhante, mas faz ressalvas. "A ideia pode ser boa, desde que seja algo bem pensado, que não seja só para arrecadação. Além da garantia de fiscalização, é preciso adaptar o programa para a realidade dos estudantes." Carvalho refere-se ao tempo máximo de uso das vagas, que geralmente é de duas horas. "Os alunos costumam ficar, no mínimo, cinco horas no campus."

Outra reivindicação do representante é para que a Prefeitura faça alterações nos itinerários de ônibus municipais. "O papel da universidade é promover interação com o transporte público. Mas o serviço precisa ter qualidade."

O tenente-coronel Barthasar solicita à administração municipal outras ações para diminuir os índices de roubos e furtos a pedestres e a veículos. Entre as principais sugestões estão a melhora na iluminação pública e a poda de vegetações altas no entorno do campus. O pedido será reiterado pelo inspetor-chefe da Guarda Civil Municipal, Allan Kardec de Sales.

O comandante pede também que a reitoria feche o acesso de estudantes pela Avenida dos Estados, por ser um local mais escuro. A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo pró-reitor, que afirma que o portão é o mais utilizado pelos alunos.

A Prefeitura descarta a criação de Zona Azul, sob alegação de que não haverá demanda. O DST (Departamento de Segurança de Trânsito) diz ter implantado projeto para regulamentação dos estacionamentos no entorno do campus, com objetivo de permitir circulação de ônibus. O Executivo afirma que há uma equipe realizando serviços de capina em toda a extensão da Avenida dos Estados, e que as ruas do entorno da universidade serão atendidas apenas depois que os trabalhos forem concluídos. Quanto à iluminação, a administração alega que na terça-feira, diversos pontos apagados foram consertados. No entanto, o DST acusa a UFABC de deixar o local escuro.

Polícia triplica contingente para rondas

Para conter a onda de furtos e roubos no entorno do campus Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC), a Polícia Militar triplicou o contingente destinado ao patrulhamento na região do bairro Bangú.

Desde o ano passado, o local era vigiado por uma Base Comunitária Móvel. Foi disponibilizado mais um veículo do tipo. Cada um conta com cinco policiais, sendo que dois ficam na viatura e três fazem ronda a pé. Outras duas viaturas convencionais foram colocadas em circulação, além da Ronda Escolar, que começou a atuar nas proximidades da instituição há dois meses.

Apesar do reforço ostensivo, a Polícia Civil volta a ressaltar a importância de as vítimas registrarem boletins de ocorrência. Segundo o delegado Márcio Tosatti, titular do 2º DP (Utinga), a falta de registro dificulta o trabalho de investigação, já que não há informações oficiais sobre horários e características do modo de atuação e dos suspeitos.

Para proporcionar mais embasamento ao trabalho policial, o comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Paulo Barthasar Júnior, entregou ontem à reitoria livro de registro de situações fora da normalidade. Nele, funcionários da vigilância irão relatar ações criminosas ou eventuais tentativas. Os dados serão checados diariamente pela corporação.

A Polícia Militar também irá levar em consideração comunicações informais sobre crimes feitas em redes sociais. A UFABC irá criar ferramenta para esse tipo de aviso em sua página na internet. Barthasar salienta, porém, que a medida é apenas paliativa e não substitui o boletim de ocorrência, já que não tem valor legal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;