Esportes Titulo Azulão
São Caetano encara duelo de vida ou morte contra o Santos

Azulão precisa vencer no Pacaembu para continuar respirando no Paulistão

Thiago Bassan
do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:18
Compartilhar notícia


De um lado, a briga para terminar a primeira fase do Campeonato Paulista entre os quatro melhores. Do outro, a luta desesperada para fugir do rebaixamento. Santos e São Caetano fazem hoje um duelo repleto de contrastes, às 19h30, no Pacaembu, pela 17ª rodada. O Peixe ocupa a terceira posição, com 32 pontos, enquanto que o Azulão soma apenas 11, em penúltimo lugar.

O São Caetano vem para a partida preparado como se fosse à guerra. A derrota ainda não decreta o rebaixamento, mas pode deixar o pesadelo cada vez mais próximo. Por isso, todos no elenco ratificam a importância do duelo.

O técnico interino Daniel Martine terá dois desfalques. Os zagueiros Wagner (expulso diante do Mogi Mirim) e Gabriel (recebeu o terceiro cartão amarelo na mesma partida) estão suspensos. O treinador vai manter a formação 3-5-2, utilizada contra o Sapão. Assim, Bruno Aguiar e Eli Sabiá estão garantidos. A outra vaga na defesa deve ficar com Adriano.

O técnico fará mudança no ataque. Danielzinho volta ao time e assume lugar ao lado de Jael. O atacante Jobson, que também estava afastado da equipe, ficará a disposição de Martine. O time santista terá três desfalques. O zagueiro Edu Dracena, o lateral-direito Bruno Peres e o volante Arouca, contundidos, estão fora. Neto, Galhardo e Alan Santos serão os substitutos. Em contrapartida, o técnico Muricy Ramalho terá o retorno do lateral-esquerdo Léo e do volante Marcos Assunção, recuperados de lesões.

O atacante Neymar, que depois da partida viaja para defender a Seleção Brasileira no amistoso contra a Bolívia, vem motivado para o duelo após encerrar o jejum de seis jogos sem marcar diante do Oeste, na última rodada. Ontem, o jogador foi criticado pelo meia Deco, do Fluminense.

Questionado se Neymar deveria ou não se transferir para o futebol europeu, Deco foi enfático. “Não acho nada. É a vida dele. Ele sabe o que é melhor, o pai, a família. Não gosto dele como pessoa. Admiro como jogador, é craque. Mas isso é problema dele”, disse.

 

Bruno Aguiar alerta para perigos do jogo.

Com a experiência de quem já passou pelo Santos, o zagueiro Bruno Aguiar alerta os companheiros de São Caetano para os perigos que a equipe vai encontrar hoje no Pacaembu. Segundo o defensor, que atuou no clube da Vila Belmiro entre 2010 e 2011, o Azulão precisa primeiro pensar em se defender, para depois tentar surpreender

“Será grande desafio para nós. Atuar no Pacaembu, com a torcida contra, é algo bastante difícil. Temos de marcar bem forte para depois surpreendê-los. Conheço a maioria dos jogadores que estão lá e sei do nível que o Santos tem. Mas precisamos procurar o resultado de qualquer maneira”, disse o defensor.

A derrota em casa para o Mogi Mirim, na última rodada, segundo Aguiar, não deve refletir em campo hoje. “No futebol, não adianta ficar lamentando o passado. O foco agora é vencer o Santos para começarmos a sair desta situação”, disse. TB

 

Volante Fabinho diz que Azulão ainda não jogou a toalha

Outro jogador do São Caetano que já vestiu a camisa do Santos, o volante Fabinho diz que o time ainda não jogou a toalha. Campeão estadual pelo Peixe em 2006, o experiente atleta acredita que a equipe ainda pode reverter a situação no Paulistão.

"As dificuldades existem e só depende da gente. Estamos trabalhando muito esse lado da motivação dos atletas. Sempre ressaltamos que enquanto tivermos 1% de chances de sair (da zona de rebaixamento), temos que brigar por isso. O campeonato não terminou, faltam três jogos e a primeira decisão será amanhã (hoje)”, disse o jogador.

O fato de ter que encarar o adversário no Estádio do Pacaembu e não na Vila Belmiro, onde o Santos costuma mandar seus jogos, não é visto como vantagem para o São Caetano, segundo Fabinho. “Isso não altera muito. O que vale em campo é a qualidade. Se você pegar o Santos, eles têm Neymar, Montillo, jogadores de qualidade que podem desequilibrar a partida. Não temos que escolher terreno e, sim, aproveitar as oportunidades na partida, jogar com inteligência e procurar a vitória a todo instante”, analisou.

Há um mês e meio no clube, Fabinho disputou cinco jogos e ressaltou a importância do duelo de hoje. “Todos aqui sabem da responsabilidade deste confronto. Nossa situação é complicada, mas é uma decisão e precisamos vencer”, comentou. TB

Neto garante estar pronto para substituir Edu Dracena no Peixe

A oportunidade de mais uma vez começar como titular do Santos é algo que o zagueiro Neto não quer deixar escapar. Presente em seis confrontos no Campeonato Paulista, o defensor ressaltou o que o duelo contra o São Caetano pode representar para sua carreira.

“Temos todos de mostrar serviço. É um jogo como esse que faz com que o treinador ganhe confiança nos jogadores que tem. No momento em que o técnico achar que posso ser titular, estarei preparado”, analisou o jovem jogador. O fato de ter que substituir o capitão da equipe, Edu Dracena, no entanto, não é visto como tarefa fácil para o atleta. “Ele (Dracena)  é um jogador muito influente, com muitos títulos, um cara acostumado a jogar, que sempre faz boas partidas. E a camisa do Santos tem muito peso no futebol mundial”, analisou Neto.

 

LUÍS ÁLVARO

O presidente licenciado do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, recuperou-se da arritmia cardíaca sofrida no sábado. Laor segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e deve ser liberado pelos médicos na próxima semana.

Laor apresentou descompasso no coração, mas recebeu medicamentos e teve a alteração controlada, não sendo necessária a transferência à Unidade de Terapia Intensiva do hospital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;