Esportes Titulo Peixe
Sem ambições, Santos enfrenta o Avaí
29/11/2009 | 07:18
Compartilhar notícia


Em contagem regressiva para as férias, o Santos joga contra o Avaí, hoje, às 17h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Como não tem mais possibilidades de se classificar para a Copa Libertadores da América e deixou de correr risco de rebaixamento, o resultado desta tarde tem pequeno interesse político.

A vitória pode render votos e ajudar o presidente Marcelo Teixeira na eleição de sábado. A eventual derrota pode ser explorada pela oposição como mais uma prova dos equívocos da atual administração nos dois últimos anos.

A vaga para a Copa Sul-Americana até poderia servir de consolo para o segundo semestre sofrível dos santistas se Vanderlei Luxemburgo não fosse radicalmente contra a competição. "Não penso em Sul-Americana. Esse é um prêmio de consolação que eu não quero. E o Santos merece coisas maiores", disse o técnico.

Como há dúvida sobre quem vai administrar o clube e quem será o treinador no próximo ano, este jogo não serve nem como laboratório para a armação do time para 2010. O aspecto positivo é que, tardiamente, Luxemburgo se rendeu à formação ofensiva que deu certo com Vágner Mancini no Campeonato Paulista, ressuscitando o quarteto formado por Madson, Paulo Henrique Lima, Neymar e Kléber Pereira, que marcaram juntos 36 dos 55 gols santistas no Brasileirão.

Luxemburgo adiantou que o jogo é quase um amistoso para dar ritmo a Edu Dracena, contratado em fase de recuperação de cirurgia no joelho direito para ser o líder da defesa em 2010. Ele deve atuar pelo menos durante 45 minutos. O ex-zagueiro do Guarani, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, aguarda com ansiedade a estreia com a camisa do Santos em uma partida oficial.

"Joguei alguns minutos no amistoso do México (contra o Santos Laguna), mas não é a mesma coisa. Quero cumprir essa última etapa para entrar na pré-temporada no mesmo nível dos meus companheiros", disse o defensor.

Outro que encara a partida como decisão é Rodrigo Souto. "Não é preciso motivação. O que cada jogador tem que mostrar neste fim de temporada é profissionalismo e respeito pelo clube que paga seu salário em dia", discursou o volante.

Silas se despede de malas prontas para a Europa

O jogo de hoje contra o Santos marca a despedida de Silas, um dos maiores técnicos que passaram pelo Avaí em seus 86 anos de história. Cotado para assumir o Grêmio em 2010, logo após a partida ele embarca para a Espanha, onde fará especialização no Real Madrid.

Durante um ano e oito meses com a equipe catarinense, Silas comandou o time no acesso à Série A, em 2008, e na conquista do Estadual de 2009 depois de 12 anos de jejum, classificando o clube para a Copa do Brasil do ano que vem.

No Campeonato Brasileiro, garantiu o time na Copa Sul-Americana de 2010. No jogo de despedida, Silas não poderá contar com o meia Marquinhos, suspenso. Voltam Emerson e Ferdinando. (Da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;