Política Titulo Sucessão
PT, PMDB e PV terão fim de semana de articulação eleitoral
21/11/2009 | 08:36
Compartilhar notícia


A menos de um ano das eleições gerais, os partidos políticos aceleram o passo para deixar o tabuleiro eleitoral pronto para a disputa de 2010. Neste fim de semana, três siglas organizam grandes eventos de olho na construção de palanques regionais e na articulação de apoios que deem envergadura eleitoral aos eventuais candidatos à sucessão do presidente Lula.

O PT escolhe hoje seus novos presidentes nacional, estaduais e municipais para os próximos dois anos. O pleito, que costuma ser promovido em dezembro, foi antecipado neste ano para novembro. A mudança objetiva dar celeridade à articulação de alianças regionais, uma vez que sem a definição dos novos caciques petistas ficam truncadas as negociações com vistas a 2010.

Aliado nacional dos petistas, o PMDB discutirá a formação do palanque nacional da legenda para 2010. Hoje, o governador do Paraná, Roberto Requião, promoverá encontro que reunirá integrantes da sigla favoráveis à candidatura própria.

A iniciativa rebate decisão da cúpula nacional do partido que, em outubro, selou pré-acordo com os petistas em torno do nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Os esforços do anfitrião são em direção ao lançamento de seu nome como candidato à sucessão e à criação de frente anti-PT.

O PV promove hoje encontro em Recife, com a participação de lideranças da sigla do Nordeste. O evento marca o primeiro passo da legenda, fora do Sudeste, rumo ao fortalecimento da senadora Marina Silva (AC).

A estratégia dos verdes é que a ex-ministra do Meio Ambiente aproveite a visita à região para conversar com aliados do tempo em que militava no PT e para avançar nas negociações em torno da formação de aliança com o Psol - Marina deve se encontrar neste fim de semana com a presidente nacional do Psol, a ex-senadora Heloisa Helena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;