Esportes Titulo Vela
Torben Grael é eleito o melhor velejador do mundo em 2009
Do Diário do Grande ABC
11/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Após quatro indicações, o brasileiro Torben Grael finalmente foi eleito o melhor velejador do mundo. Ontem, a Isaf (Federação Internacional de Vela) entregou a premiação ao atleta por sua performance em 2009.

Responsável pela conquista de cinco medalhas olímpicas para o Brasil (prata em Los Angeles/1984, bronze em Barcelona/1988, ouro em Atlanta/1996, bronze em Sydney/2000 e ouro em Atenas/2004), Torben abriu mão de mais uma campanha olímpica em Pequim para disputar a Volvo Ocean Race, mais importante regata de volta ao mundo e que acabou vencendo como capitão do barco Ericsson 4.

Antes da premiação de ontem, Torben havia sido indicado para o título nas temporadas de 1996, 2001 e 2003. Aos 49 anos, o velejador é o segundo brasileiro a conquistar tal premiação. O outro é Robert Scheidt, duas vezes eleito o melhor do mundo, no prêmio que existe desde 1984.

A escolha do vencedor é feita por um grupo de especialistas da Isaf. Neste ano, Torben concorreu com o inglês Paul Goodison, campeão olímpico da Laser em Pequim/2008, com os franceses Pascal Bidégorry e Michel Desjoyeaux e com o australiano Nathan Outteridge, atual campeão mundial da 49er.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;