Esportes Titulo Brasileirão
Na reta final, são-paulinos jogam a responsabilidade para o rival
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
02/11/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


As três vitórias consecutivas diante de Santos (4 a 3), Internacional (1 a 0) e Barueri (1 a 0) deixaram novamente o São Paulo com chances reais de conseguir o inédito tetracampeonato brasileiro.

Mesmo assim, pelos lados do Morumbi, todos ainda tratam o Palmeiras como favorito ao título. "Ninguém lidera por tanto tempo sem ter qualidade. Por isso digo que o favorito ao título é o Palmeiras. Mas existem outros clubes com boa possibilidade. O Flamengo, Atlético-MG, Inter e Cruzeiro estão subindo e merecem respeito", comentou Rogério Ceni.

Com 58 pontos, o Tricolor, depois de alguns tropeços, já alcançou o líder na pontuação e só perde para o rival nos critérios de desempate - 15 a 12 para o Alviverde no saldo de gols.

"Não temos jogado tão bem, mas jamais nos entregamos. Nossas vitórias estão sendo magras. Mas os três pontos são gordos", resumiu o zagueiro André Dias, ao comentar sobre os últimos resultados positivos, obtidos por um gol de diferença.

O técnico Ricardo Gomes tem explicações para as vitórias com altas doses de drama nesta reta final do Brasileiro. O São Paulo não está rendendo tudo que pode devido a maratonas de jogos e lesões, mas compensa na disposição redobrada, afirma o treinador, que ressalta o equilíbrio entre os times no Brasileiro.

"Quando não se joga bem, como foi nosso caso no primeiro tempo contra o Barueri, compensamos na garra. É um time que não se entrega, que arranca força quando menos se espera. Essa é a grande qualidade", disse Ricardo Gomes.

Depois de encarar o Grêmio, no Sul, na quarta-feira, o São Paulo só voltará a jogar no dia 14, contra o Vitória, no Morumbi. Apesar da distância para essa partida, Rogério Ceni crê que a torcida vai lotar o estádio contra o time baiano e será decisiva nesta reta final do Brasileiro. "A vontade de vencer e o modo como cada atleta atua em campo simbolizam algo para o torcedor. O número de torcedores está crescendo, são eles que nos trazem confiança", destacou o goleiro. (Com Agências)

Técnico diz que focará apenas os próprios resultados
Apesar da disputa direta com o Palmeiras pelo título nacional, o técnico Ricardo Gomes garante que não vai secar o adversário nos últimos jogos.

O treinador são-paulino afirmou que o Tricolor deve se preocupar apenas com os seus próprios resultados para ter sucesso na competição.

"Nem penso nisso. Falei para os jogadores que nosso grande passo foi diminuir a distância (que existia para o Palmeiras, líder nas últimas rodadas)", declarou.

"Vamos acelerar, pegar nossos três pontos. Não interessam os adversários. Vamos tratar do nosso, jogo por jogo, nessa arrancada final", comentou.

Único time que briga diretamente pela taça a entrar em campo na quarta-feira, quando enfrentará o perigoso Grêmio, no Olímpico, o São Paulo terá, depois, dez dias de descanso até a rodada seguinte. Para o comandante, uma pausa tão inconveniente quanto uma maratona de jogos.

"Essa história de dez dias não conta. Vamos enfrentar nada mais nada menos que o Grêmio. Mas pior do que a partida na quarta é o tempo sem jogar. Ou você joga a cada dois dias ou fica dez sem jogar. Tem que ter igualdade de condições", concluiu Gomes.

Adversários - Na reta final do Campeonato Brasileiro, em busca do quarto título consecutivo, o São Paulo terá mais quatro adversários, depois do time gaúcho. O Tricolor terá pela frente o Vitória, no Morumbi, o Botafogo, no Rio de Janeiro, o Goiás, no Serra Dourada, e o Sport, em casa, na última rodada, que pode definir o novo campeão do Nacional. (Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;