Cultura & Lazer Titulo Perfil
Livro traz perfil de Ruth Cardoso
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
18/10/2009 | 08:20
Compartilhar notícia


Três meses sem Ruth Cardoso foi tempo suficiente para perceber que a vida dela deveria ser registrada. Assim, há um ano, a cientista social e editora Margarida Cintra Gordinho foi convidada pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para escrever um livro sobre a ex-primeira-dama, que acaba de ser lançado.

O convite para escrever o Livro de Ruth (Fecap e Imprensa Oficial, R$ 50, 208 páginas) não surpreendeu a autora, que tinha uma relação bastante próxima com a mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Encomendaram este livro e eu tinha muito boas condições de fazê-lo", revela a autora.

Margarida Cintra Gordinho foi aluna de Ruth Cardoso durante o curso de Ciências Sociais na USP. Depois trabalharam juntas em pesquisas no ano de 1974, no Comunidade Solidária, a partir de 2000, e na Comunitas, de 2002 a 2008.

A obra traz muitos trechos da vida e do trabalho de Ruth Cardoso, que marcou a história do nosso País pela participação ativa na sociedade por meio de iniciativas com o objetivo de reduzir a diferença social no Brasil.

Criou diversas formas de contribuição, entre elas o Conselho da Comunidade Solidária, em 1995, no primeiro ano do governo FHC. "O Brasil nunca havia tido uma primeira-dama que trabalhasse de verdade. Foi ela quem fez a primeira parceria pública do Brasil; chamou empresários e governo para trabalharem com ela. Ruth Cardoso conseguiu sucesso em parcerias que eram julgadas impossíveis e que ninguém havia tentado antes."

O livro, no entanto, não pode ser considerado uma biografia. "É um perfil, porque uma biografia precisaria de mais tempo e mais distanciamento da data da morte dela", afirma Margarida .

Além de trechos da vida da ex-primeira-dama, o Livro de Ruth traz ainda cerca de 90 fotografias em preto e branco que, pela história e pela beleza, sem dúvida valem ser lembradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;