Esportes Titulo Pela Europa
Suíça e Eslováquia buscam vaga; Portugal, a repescagem
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quase tudo definido nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010, mas algumas seleções prometem duelos acirrados pelas últimas vagas. O destaque é Portugal, que não conseguiu garantir-se diretamente no Grupo 1 e tenta garantir-se no Mundial por meio da repescagem. Para isso, necessita de vitória em casa sobre a lanterna Malta. Desfalcada de Cristiano Ronaldo, lesionado, a equipe aposta no atacante brasileiro naturalizado português Liédson.

A primeira vaga da chave ficou com a Dinamarca. Os portugueses estão na segunda colocação, seguidos da Suécia. Em caso de tropeço lusitano e vitória sueca, são os escandinavos que disputarão a repescagem.

No Grupo 2, as vagas seguem indefinidas. A líder Suíca soma 20 pontos e necessita apenas de um empate em casa contra Israel, terceiro com 15, e que tem chances de ir à repescagem. A Grécia, segunda colocada com 17, ainda sonha com a classificação, mas, para isso, necessita vencer Luxemburgo em solo grego e torcer por derrota dos suíços. Até a Letônia, que ocupa o quarto lugar, tem chances de disputar o classificatório, mas precisa primeiro vencer a Moldávia e depois torcer por combinação de resultados favoráveis.

O Grupo 3 também vive situação semelhante. A líder Eslováquia lidera com 19 pontos, dois a mais do que a Eslovênia. Para carimbar o passaporte pela primeira vez a um Mundial, basta vencer a Polônia fora de casa. Se empatar, abre a possibilidade dos eslovenos se garantirem com uma vitória sobre o lanterna San Marino, também fora de casa. República Tcheca, terceira com 15, e Irlanda do Norte, quarta com 14, se enfrentam e sonham com a repescagem, mas precisam torcer contra os adversários diretos.

Pelo Grupo 6, a Inglaterra garantiu a vaga direta e deixou croatas e ucranianos duelando pela repescagem. Com vantagem de um ponto sobre o rival direto, a Ucrânia pode ter vida mais fácil ao enfrentar a lanterna Andorra, apesar de jogar fora de casa. No entanto, a Croácia (17) visita o Cazaquistão de ouvidos atentos ao resultado do outro jogo.

Nas demais chaves as seleções já estão classificadas, casos de Alemanha, Espanha, Sérvia, Itália e Holanda. Outras quatro também estão garantidas na repescagem. São elas Rússia, Bósnia, França e Irlanda. Pelos critérios desempate (apenas as oito melhores segundas colocadas vão à repescagem), a Noruega, vice-líder do Grupo 9, não vai disputar vaga no Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;