Esportes Titulo Evento
Mega estrutura para Abertos sem falhas
Nilton Valentim
01/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Números que não acabam mais e que dão a verdadeira dimensão do que serão os Jogos Abertos do Interior, cuja 73ª edição começa a ser disputada dia 6, em São Caetano. A cidade-sede, que busca o 13º título da competição regional e já pode ser apontada como favorita antes mesmo do início das disputas, quer mostrar competência também na organização.

"Não queremos fazer os melhores nem os piores Jogos. Queremos as coisas bem feitas", afirmou o secretário de Esportes e Lazer e presidente do Comitê Organizador dos Abertos, Mauro Chekin.

Para que tudio funcione, ele conta com uma equipe de aproximadamente 150 pessoas, de todos os setores da administração pública. "A estrutura não pode falhar. Na hora em que as competições vão começar, os ginásios precisam estar abertos e limpos, Todos estão envolvidos na realização dos Jogos, ambulâncias, médicos, seguranças. Tudo para que possamos fazer isso da melhor maneira possível", afirma.

Chekin sabe que a missão será árdua. Até o dia 16 a cidade receberá aproximadamente 16 mil pessoas (de 234 municípios). somente atletas, serão 13 mil, número superior ao registrado nos Jogos Olímpicos de Pequim, que contou com 11.028 competidores, mas confia no trabalho do time que comanda.

"Apesar de contar com pouca gente, temos uma equipe muito boa, que está dando conta do recado e estamos conseguindo fazer o que é preciso. A prefeitura como um todo se imbuiu neste propósito de que temos de realizar muito bem os Abertos e todos estão trabalhando para isso", afirmou.

INFORMAÇÃO - Uma das prioridades será a divulgação dos resultados dos Abertos. "Queremos manter o nosso site (www.alojaiscs.com.br) sempre atualizado. Acabou uma partida, já teremos o resultado no ar, para que todos possam estar informados o mais rápido possível. Sabemos que essa velocidade é muito importante e que, a partir daí, teremos uma divulgação muito maior", comentou Chekin.

Donos da casa querem festejar o título

A prioridade é organizar a competição e receber bem os 16 mil participantes. Entretanto, nem passa pela cabeça dos dirigentes de São Caetano abrir mão do título de campeão dos Jogos Abertos.

O secretário de Esportes e Lazer e presidente do Comitê Organizador da competição, Mauro Chekin, até disfaça o favoritismo, mas acaba se entregando.

"A gente vem para disputar. Todos falam isso (que a cidade é favorita), mas é para jogar a responsabilidade para nós. Vamos fazer de tudo para ganhar em casa. Não quero que aconteça o que aconteceu com Santos (2003) e São Bernardo (2006). Queremos que o troféu que idealizamos fique aqui", afirmou o dirigente.

São Caetano conta com uma delegação recheada de medalhões. No vôlei, as três campeãs olímpicas - Mari, Fofão e Sheilla - estarão em quadra. No atletismo, a cidade é representada pela BM&F e só não contará com Marílson Gomes dos Santos, que estará na Maratona de Nova York. No handebol, foi contratado o goleiro Misael Iglesias, da seleção de Cuba.

Primeiras delegações chegam a partir de amanhã

As 234 delegações participantes dos Jogos Abertos do Interior começam a chegar a São Caetano amanhã. Para atender à necessidade dos 16 mil participantes (cerca de 13 mil atletas), a cidade montou uma operação especial.

"Para nós, o mais complicado foi o alojamento", explica o secretário de Esportes e Lazer, Mauro Chekin, presidente do Comitê Organizador do evento. A dificuldade, segundo ele, era o número limitado de escolas públicas que pudessem funcionar como alojamento.

A solução encontrada foi incluir também igrejas de várias denominações e algumas instituições. A Apae, por exemplo, terá o salão transformado em um alojamento coletivo para receber delegações menores.

Outra preocupação dos organizadores é oferecer uma boa estrutura de acesso aos participantes. Assim, foram tomados certos cuidados, como destinar os colégios nos quais há rampas ou não há escadas como alojamento para os atletas portadores de necessidades especiais.

"Enfrentamos um grande desafio para viabilizar os Jogos com toda sua logística em um curto espaço de tempo", destacou o vice-presidente do Comitê Organizados, Marcos Siarvi.

São Caetano assumiu a responsabilidade de realizar a 73ª edição do evento depois que Santos desistiu da organização e a cidade teve menos de um ano para viabilizar os Jogos. (Marta Teixeira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;