Política Titulo Câmara
TV proporcionará dinamismo às sessões
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
17/09/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


As transmissões das sessões da Câmara de São Bernardo pela televisão tornarão as plenárias mais dinâmicas. Essa é a avaliação do presidente da Casa, Otávio Manente (PPS), que apresentou projeto de criação da TV em parceria com a Assembleia Legislativa, o qual tramita na Casa.

"Hoje temos muita paralisação. São inúmeras suspensões. Com a veiculação das atividades, teremos menos paradas, o que irá proporcionar um ritmo mais acentuado nos trabalhos", ressaltou o popular-socialista.

O líder do Legislativo recebeu proposta da TV Assembleia para disponibilização de 12 horas, às quartas-feiras, dentro do canal 17 a cabo, da NET. Sem revelar o valor cobrado pela cessão do espaço, Manente solicitou outros orçamentos para períodos menores de transmissão: de quatro horas, seis horas e oito horas.

"Temos de avaliar qual é o espaço de tempo mais adequado para nós. Também consultaremos outras formas de veiculação das sessões por televisão para analisar se os custos enviados estão dentro do normal do mercado", observou o presidente.

O horário das plenárias de São Bernardo é das 9h às 13h. Invariavelmente, as sessões são prolongadas por mais duas ou três horas. O tempo de transmissão ao vivo das sessões pode causar problemas para os moradores, ao invés de soluções.

É o que ocorre em Santo André, única cidade da região que possui TV Câmara - também em parceria com a Assembleia.

Desde 2006, quando fora implementada, pouco mais de 30% das plenárias deixaram de ter o fim televisionado aos moradores por causa do horário de transmissão. O contrato com o Legislativo, comandado por Sargento Juliano (PMDB), prevê a veiculação em tempo real das sessões das 15h às 19h, de terças e quintas-feiras.

"É justamente esse tempo extra que podemos evitar com a transmissão das sessões", avalia Otávio Manente, ao salientar que a proposta de criação da TV tem aprovação da bancada de sustentação. "Temos que conversar mais com a oposição", reconheceu. "Quem tem trabalho a mostrar será a favor", completou.

Uma das condições impostas pelos vereadores contrários à administração de Luiz Marinho (PT) para ser a favor do projeto já foi atendida. A pauta das plenárias, que hoje é definida pelo presidente, será determinada por colegiado suprapartidário que acompanhará o direcionamento das matérias a serem votadas.

Outra preocupação dos parlamentares do PSB, PMDB e PSDB são os custos, que até o momento não foram revelados por Manente. Os oposicionistas receiam ainda a utilização da TV para publicidade de material do governo petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;