Setecidades Titulo Segurança
Tarso Genro assina Território da Paz

Ministro esteve em S.Bernardo e assinou termo de compromisso para instalação do Território da Paz na cidade

Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
22/08/2009 | 08:33
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve em São Bernardo na tarde de ontem e assinou um termo de compromisso para a instalação do Território da Paz na cidade. O projeto é uma iniciativa do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que tem mais de 20 ações sociais e policiais simultâneas para prevenir e enfrentar a violência na comunidade.

O prefeito Luiz Marinho (PT) recebeu o ministro e a imprensa em seu gabinete. Mesmo sem dar detalhes sobre quais projetos serão colocados em prática, a conversa durou mais de uma hora.

Entre os projetos que poderão ser implementados em São Bernardo está a polícia comunitária. A ideia é que os policiais façam ronda sempre na mesma região, dialogando com os moradores e conhecendo suas rotinas e necessidades. "São Bernardo tem graves problemas de segurança. Recebemos a proposta de oito projetos. Tenho certeza que todos serão viáveis para a cidade. É só colocar os grupos em execução para conseguir mais recursos. Temos verba sobrando no ministério para privilegiar o Pronasci", afirmou Genro. O bairro do Alvarenga foi eleito o local que receberá o projeto. "Isso não significa que outras áreas periféricas da cidade fiquem de fora. Vamos ampliar os projetos para que toda a população que vive em áreas de vulnerabilidade seja atingida", disse o secretário municipal de Segurança Pública, Benedito Mariano.

Também poderão ser instalados núcleos de Justiça Comunitária para que os moradores, após participarem de cursos de capacitação, prestem orientações jurídicas e façam a mediação de conflitos para que essas demandas não cheguem à Justiça. Outra iniciativa é o Protejo, que mobiliza jovens para atividades de educação, formação profissional, esporte e lazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;