Setecidades Titulo Concurso
Colégios conhecem Desafio de Redação
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
21/08/2009 | 08:02
Compartilhar notícia


Representantes de seis colégios particulares da região estiveram presentes na manhã de ontem na sede do Diário, em Santo André, para conhecer melhor o regulamento da terceira edição do Desafio de Redação deste ano, que será realizado entre os dias 31 de agosto e 6 de novembro.

Presente ao encontro, a diretora de Redação do Diário, Lola Nicolás, destacou a importância do concurso para os estudantes da região. "O Desafio de Redação é importante para estimular a competição entre escolas e alunos. Uma disputa sadia, como a que existia entre as cidades do Grande ABC nos Jogos Escolares do passado", recordou.

Dentre os colégios que tomaram parte na reunião, cinco já participaram de outras edições do Desafio. Apenas o Colégio Eduardo Gomes, de São Caetano, fará a estreia. Para a assistente de direção da instituição de ensino, Maria Helena Costa, a expectativa é que o concurso ganhe apoio maciço dos estudantes.

"Vamos nos reunir nos próximos dias para definir como será organizado, mas a expectativa é que a maior parte dos nossos 1.600 alunos participe da competição", afirmou Maria.

Diretora pedagógica do Colégio Barão de Mauá, de Mauá, Rosângela Zanesco destacou que a intenção é reproduzir os resultados dos anos anteriores. A vencedora da segunda edição, Karen Jaroletto Teixeira Guedes, era estudante dessa instituição de ensino.

Representante do Colégio Singular no encontro, Rosângela Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Médio diurno da unidade Santo André, deixou claro que mesmo quem não tem afinidade com a escrita é incentivado a participar.

"Em um universo de 8.000 alunos, encontramos muita gente que gosta de escrever, e essa é uma maneira de incentivá-los. Existem aqueles que não gostam, mas o nosso projeto pedagógico prevê a prática constante da escrita e da leitura. Por isso a expectativa é de grandes adesões", pontuou Rosângela.

 Textos começam a ser aplicados no dia 31

Promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, participarão do Desafio de Redação escolas públicas e particulares de todo o Grande ABC.

Lançado oficialmente no dia 10 de agosto, o evento de abertura contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Paulo Renato Souza e do prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior (PTB).

A aplicação das redações começa no dia 31, em Santo André, e termina em Ribeirão Pires, no dia 6 de outubro. O tema deste ano Água: A Vida do Planeta pretende provocar a reflexão dos estudantes sobre a importância do recurso natural.

Divididos em seis categorias, os melhores textos renderão bicicletas, televisores e computadores, mas apenas o primeiro colocado vai receber uma bolsa de estudos integral em um dos cursos superiores da USCS.

A expectativa para este ano é que seja atingida a meta de 150 mil redações. Na segunda edição, realizada no ano passado, foram produzidos 128 mil textos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;