Setecidades Titulo Influenza A
Prefeitura de Mauá gasta R$ 1,5 milhão contra a gripe suína

Oswaldo Dias anuncia compra de remédios e
equipamentos para evitar a propagação da Influenza A

Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
07/08/2009 | 07:46
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá investiu cerca de R$ 1,5 milhão para precaver-se contra o vírus H1N1, responsável pela transmissão da gripe A, mais conhecida como gripe suína.

A cidade, que ainda não registrou nenhum óbito por conta da doença, divulgou ontem no Diário Oficial do Estado o fechamento de contrato emergencial para a aquisição de "medicamentos e materiais visando o cumprimento do protocolo de manejo clínico e vigilância epidemiológica" conforme determina o Ministério da Saúde.

Para seguir o protocolo da União, a administração do prefeito Oswaldo Dias (PT) comprou álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção respiratória, luvas, protetor ocular, protetor de face, gorro descartável e avental. Além dos equipamentos, o Executivo também garantiu a aquisição do medicamento oseltamivir, remédio genérico que equivale ao Tamiflu, utilizado no combate à gripe. A aquisição teria sido paga, em parte, com verba da União encaminhada ao município através de subvenção do SUS (Sistema Único de Saúde).

Além da compra, a Secretaria de Saúde de Mauá optou por formar um conselho de médicos e servidores da Pasta para coordenar ações contra a proliferação do vírus. A equipe é responsável por orientar os funcionários sobre como proceder nos atendimentos, além de traçar ações para divulgação da prevenção ao vírus à população.

Referência - Apesar dos cuidados adquiridos, a cidade tem orientação de encaminhar ao hospital Mário Covas os casos constatados da doença.

Procurada por e-mail e telefone, a Prefeitura não se manifestou sobre a possível mudança no protocolo nem justificou como funcionará a entrega dos medicamentos para os possíveis infectados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;