Política Titulo Contra enchentes
Ivan Valente destina R$ 400 mil a
Pinheiro para combate às enchentes

O deputado federal reservou verba a São Caetano para
investir em equipamentos para manejo de águas pluviais

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
25/03/2013 | 07:27
Compartilhar notícia


 

O deputado federal Ivan Valente (Psol) destinou emenda de R$ 400 mil para o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), investir no combate a enchentes. O recurso marca posição do Psol municipal, que mesmo sem contar com representação na Câmara vem atuando no cenário político da cidade.

A verba deve ser utilizada em obras para equipamentos de manejo de águas pluviais. O investimento foi justificado pelos recorrentes registros de pontos de alagamentos no município. "Mostra também a posição do partido em olhar pela cidade além da administração municipal. Mesmo na oposição, temos um deputado que olha pelo bem de São Caetano", definiu o assessor de Valente, Thiago Cavallini. O socialista também lembrou que o momento é oportuno, por conta das fortes chuvas que caem durante a transição do verão para o outono e aumentam a possibilidade de enchentes.

Ao contrário de outros deputados estaduais que apresentaram emendas em visita formal ao gabinete de Pinheiro, Valente indicou o recurso no Orçamento da União para este ano e deixou a cobrança para que São Caetano faça proveito da verba com os socialistas do município. "Nós vamos ficar em cima para que a Prefeitura faça todos os trâmites e não perca esse recurso", disse Cavallini.

O Psol foi o terceiro colocado na disputa pelo Palácio da Cerâmica, tendo disputado com duas candidaturas fortes a do atual prefeito e da ex-prefeiturável governista Regina Maura Zetone (PTB). O postulante da sigla, Fernando Turco obteve 1,84% dos votos válidos. O índice, entretanto, não tem impedido o partido de permanecer com suas bandeiras políticas encampadas na cidade.

"Não precisamos ter vereador para defender nossas propostas, pois temos uma participação permanente. Isso fortalece a atuação do Psol e mostra nosso perfil de não agir só em ano de campanha eleitoral", declarou Cavallini. Como não tem o poder de apresentar requerimentos de informação via Legislativo, a sigla tem se apoiado na Lei de Acesso à Informação para fazer questionamentos sobre o andamento do poder público.

A fórmula também foi utilizada durante a campanha. Liderados por Turco, o partido foi ao Atende Fácil (central de serviços municipais) para cobrar detalhes na nomeação de comissionados pelo ex-prefeito e hoje secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). O pedido de informações foi classificado pela agremiação como a caixa-preta de São Caetano.

O repasse foi articulado pelo ex-vereador Horácio Neto, que tem relação estreita com o parlamentar. Valente começou sua carreira política em São Caetano, tendo, inclusive, disputado a Prefeitura em 1992 pelo PT. Na disputa de 2010, que lhe rendeu o atual mandato na Câmara federal, o socialista teve a segunda melhor votação com 4.579 sufrágios.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;