Setecidades Titulo Tecnologia limpa
EMTU apresenta amanhã ônibus movido a hidrogênio
Do Diário do Grande ABC
30/06/2009 | 07:44
Compartilhar notícia


Amanhã, em São Bernardo, será apresentado a representantes do governo federal, estadual e do Grande ABC o primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina. O evento será na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que coordena o projeto de implantação do veículo. O ônibus vai servir o corredor de trólebus, que faz a ligação entre os terminais Jabaquara e São Mateus, na Capital, passando por Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá.

As células de combustível do motor do veículo produzem energia a partir do hidrogênio e do oxigênio da atmosfera. Pelo escapamento, em vez de fumaça com monóxido de carbono e outras substâncias poluentes, sairá apenas vapor de água.

O projeto, realizado pela EMTU em parceria com o Ministério de Minas e Energia, é encabeçado por oito empresas: Ballard, Hydrogenics (ambas do Canadá), EPRI (EUA), Nucellsys (Alemanha) e as brasileiras Petrobras Distribuidora, Marcopolo, Tuttitransporti e AES Eletropaulo. O investimento, bancado por financiadores nacionais e internacionais, foi de US$ 16 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;