Política Titulo Por aliança
Vice de Aidan será definido por pesquisa

Método será aplicado em Santo André caso o prefeito sinta necessidade de trocar Dinah Zekcer

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/12/2011 | 07:38
Compartilhar notícia


A consolidação do vice para compor a chapa governista com o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), no pleito de 2012, poderá sair por meio de pesquisa. O levantamento faria a detecção do nome que agregaria mais força eleitoral ao petebista. O cenário seria configurado em meados de março, caso o chefe do Executivo identifique a necessidade de abrir o espaço para enrijecer o arco de alianças, substituindo a atual detentora do posto, Dinah Zekcer (PTB).

Mesmo sendo considerada a hipótese de manutenção da chapa com Dinah, as possibilidades de troca são cogitadas no Paço. Entre os cotados estão a secretária municipal de Educação, Cleide Bochixio, filiada ao PSDB, o vereador Marcos Cortez (PSDB) e o titular da Pasta de Gabinete, Nilson Bonome (PMDB). Esses quadros aparecem com favoritismo no momento, principalmente por conta do apoio de suas legendas, que dariam suporte ao projeto de reeleição (veja arte ao lado).

O coordenador regional do PTB, Silvio Ravin, defende que a atual vice é a melhor parceira no momento para Aidan. "Vejo a Dinah com muita chance de continuar na chapa. Sempre esteve ao lado do prefeito." O dirigente não descarta, entretanto, que o cenário possa ser revertido. E, diante disso, pesquisa daria norte. "Se lá na frente entendermos diferente por conta da conjuntura, aí vai ser feito (levantamento), mas na ocasião oportuna."

Silvio sustentou que o primeiro ciclo passa pelo diálogo interno no PTB para avaliar se a condição de chapa pura é apropriada. Ele justificou que o partido vai aguardar "os acontecimentos" e analisar a expectativa que será criada. "O partido em determinado momento vai ter de resolver a situação. Analisando isso, deliberar qual seria a melhor opção dentre o arco de alianças e, se for abrir, qual seria o escolhido."

Presidente do PTB local, Dinah salientou que a definição vai ficar com o diretório de Santo André. Questionada se a proximidade do presidente estadual da sigla, Campos Machado, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderia resultar em negociação por cima, a petebista disse ser pouco provável. "Não acredito que possa interferir. Temos liberdade." O assunto sobre vice vem sendo tratado com cautela pelo Executivo. "Estamos trabalhando com os partidos, verificando a chance de realizarmos acordos."

Diante desse panorama de abertura do posto, uma corrente política garante que, se Dinah perder o espaço, ela vai se desincompatibilizar do cargo em abril, conforme determina a legislação eleitoral, para tentar retornar à Câmara, na qual atuou por 16 anos consecutivos. A petebista entraria na disputa no lugar do marido e vereador Israel Zekcer (PTB), que concorreu em 2008 para alavancar votos para a legenda.

 

PSB e PV são opções remotas de composição

 

Apesar de o cenário ter sido estudado num passado recente, PSB e PV, hoje, estão mais distantes da chance de indicar o vice na chapa governista andreense em 2012. Mesmo na base de sustentação, ambos não estão tão próximos do prefeito Aidan Ravin para pleitear o posto, que embora seja avaliado de baixa notoriedade em decorrência de suas poucas atribuições, ainda possui valor de atração, sendo um dos mais cortejados pelos partidos.

Os vereadores Almir Cicote e José Ricardo, ambos do PSB, chegaram a ser colocados na bolsa de apostas como possíveis vices. Porém, a proximidade de Cicote com a eventual candidatura de Paulinho Serra pelo PSDB e de Ricardo com o grupo do PT esfriaram qualquer avanço nas tratativas.

Aliás, a adesão dos socialistas à candidatura de Aidan sequer está fechada. No meio político, é ventilado que o acordo de apoio está sendo costurado diretamente com o dirigente estadual da legenda, Márcio França.

O PV, por sua vez, encontra-se totalmente aberto em relação ao rumo no processo eleitoral. Contudo, as lideranças da legenda levantam a bandeira de que a indicação do vice é uma das principais reivindicações para sacramentar o apoio. Ainda que tenha conquistado o posto da liderança do governo na Câmara, com o vereador Donizeti Pereira, o diálogo sobre a composição de chapa não teve desdobramentos de sucesso para os verdes.

Nos bastidores, é dado como certo que o PV vai caminhar com o PT em virtude do espaço deixado por Aidan no governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;