Política Titulo Santo André
Aidan e PT se reúnem para 'evitar prejuízos ao povo'

Governo e oposição em se encontram no Paço de Santo André para estabelecer relação de respeito

Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
09/06/2009 | 07:43
Compartilhar notícia


A conturbada relação entre governo e oposição em Santo André teve ontem, pela primeira vez desde que Aidan Ravin (PTB) assumiu a Prefeitura, em janeiro, momento de trégua. Ineditamente, o chefe do Executivo abriu o Paço para uma reunião, a portas fechadas, com a bancada petista - a única ausência foi a do vereador José Montoro Filho, o Montorinho.

Em pouco mais de duas horas de conversa que adentrou o início da noite, ambos os lados tentaram chegar a um denominador comum para que a diferença ideológica existente entre PT e PTB no âmbito municipal não extrapole limites - como vinha a ocorrer - e impeça a aprovação de projetos importantes para a população andreense, hoje no centro da disputa política.

Os petistas, no entanto, fizeram questão de rechaçar uma suposta mudança de postura na Câmara em função do encontro. "Esperamos que, a partir de agora, a tensão diminua e o processo com o governo se torne mais civilizado. Mas é importante lembrar que não haverá mudança de papéis, ou seja, continuaremos na oposição", afirmou Jurandir Gallo, líder do PT na Casa.

"A população nos escolheu para este papel (de oposição). O que muda é que haverá mais transparência na relação entre governo e oposição, e também teremos nossas reivindicações analisadas", acrescentou Tiago Nogueira, presidente municipal do PT.

O prefeito Aidan Ravin disse ter saído satisfeito da reunião. "A situação estava muito complicada, até insustentável. Existe a divergência, mas o que fizemos foi estabelecer uma relação entre governante e vereadores para acabar com essa atitude irônica e agressiva da oposição", ressaltou o chefe do Executivo, referindo-se às recentes - e cada vez mais duras - trocas de farpas públicas entre prefeito e petistas.

"Era preciso colocar as coisas nos eixos, pensando primeiramente no povo. Foi um grande passo para o bem da cidade", classificou o petebista.

Assuntos - O encontro não serviu somente para que o governo tentasse acalmar os ânimos da oposição, e para que os petistas reivindicassem respeito às proposituras apresentadas por eles, antes descartadas.

Na pauta de discussão esteve presente, entre outros assuntos, a manifestação de apoio do PT à iniciativa da Prefeitura em manter e ampliar o aterro sanitário no bairro Cidade São Jorge. A aprovação das contas do ex-prefeito João Avamileno (PT) também foi alvo de debate, mas Aidan prometeu não interferir na votação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;