Esportes Titulo Copa de 2014
Governo anuncia que trem-bala estará pronto antes do torneio
04/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou ontem, durante balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que o trem-bala ligando Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo, ficará pronto até 2014, antes do início da Copa do Mundo. A previsão é de que sejam investidos cerca de U$ 15 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões).

Dilma Rousseff disse ainda que o governo não pretende fazer investimentos na construção e melhoria dos estádios das 12 cidades que sediarão as diversas fases da Copa do Mundo. Isso deverá ser feito pelos Estados, municípios e iniciativa privada. "Pretendemos ter os trens em funcionamento em 2014, para a Copa, até porque essa é uma região muito importante em termos de movimentação na Copa", disse a ministra. Durante o balanço do PAC, foi apresentado um filmete que simulou a saída do trem-bala do centro de Campinas e fez a viagem até o Rio.

As estações deverão ficar entre o centro de Campinas e a Estação Leopoldina, no Rio. O trem-bala terá estações nos aeroportos de Viracopos, em Campinas, de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio. Deverá parar ainda em estações que serão construídas no Campo de Marte, em São Paulo, em São José dos Campos e Volta Redonda. A intenção é fazer também estações alternativas em Aparecida do Norte e Jundiaí.

Dilma afirmou que o Brasil, ao contratar as obras, vai exigir a transferência de tecnologia para uma nova empresa, que passará a atuar na área de tecnologia e cuidará dos metrôs, trens convencionais e outros trens-bala que vierem a ser feitos - depois do que vai ligar o Rio a Campinas, o governo planeja outros dois, de São Paulo para Belo Horizonte e de São Paulo para Curitiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;