Economia Titulo Nível pré-crise
IPI menor garante retomada em fogões e geladeiras
01/06/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Grandes fabricantes de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, produtos que foram beneficiados pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), dizem que já retomaram em maio níveis de produção pré-crise.

Alguns até voltaram a contratar trabalhadores temporários para atender o crescimento das vendas. A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, por exemplo, contratou em maio 300 trabalhadores temporários para as fábricas de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), que produzem refrigeradores, máquinas de lavar e fogões.

Além disso, remanejou 140 funcionários da Embraco, unidade do grupo voltada para a produção de compressores, para as fábricas de eletrodomésticos.

"Em maio, retomamos pontualmente os níveis de produção pré-crise", afirma o diretor de Relações Institucionais da Whirlpool, Armando Annes do Valle Júnior. O executivo conta que, com o corte no IPI na metade de abril, as vendas em maio cresceram 20% sobre o mesmo mês do ano passado. "Os maiores índices de crescimento ocorreram nas geladeiras e nas máquinas de lavar, enquanto nos fogões foi um pouco menos."

Na concorrente Mabe, que detém as marcas GE e Dako e chegou a dar férias coletivas para enxugar a produção, o movimento foi semelhante. Patricio Mendizábal, presidente da companhia, diz que a produção de lavadoras cresceu 25%, a dos refrigeradores, 15%, e dos fogões, 10%. "Nos refrigeradores estamos trabalhando no nível de produção pré-crise", diz.

Para Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação dos fabricantes do setor, após o corte do IPI, de abril para maio, houve acréscimo de 20% a 25% nas unidades vendidas para o varejo. Ele acredita que, se for mantido o benefício que está previsto para expirar em julho, há possibilidade de repetir neste ano o volume de vendas de 2008. Kiçula observa que a redução do imposto teve impacto positivo também na venda de outros itens . O consumidor transfere a economia para a compra de mais bens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;