Esportes Titulo Fórmula 1
FIA faz mudanças drásticas para a temporada 2010
Das Agências
01/05/2009 | 07:49
Compartilhar notícia


A reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), realizada quinta-feira em Paris (França) fez mudanças significativas para a temporada 2010 da Fórmula 1.

Por razões econômicas, a entidade confirmou a proibição do reabastecimento. "Fica confirmado que, a partir de 2010, o reabastecimento durante uma corrida será proibido, com o objetivo de economizar custos no transporte de aparelhos para abastecimento, além de incentivar os construtores a melhorar a economia de combustíveis", afirmou a FIA, através de um comunicado.

A possibilidade de colocar combustível nos carros durante as corridas foi retomada na categoria em 1994, após o reabastecimento ser banido nos anos 80 por falta de segurança.

Além do reabastecimento, as mantas usadas para aquecer os pneus também foram abolidas.

Ao mesmo tempo que decidiu cortar gastos, o conselho também definiu que o teto orçamentário proposto para o ano que vem na F-1 será aumentado para 40 milhões de libras (cerca de R$ 128 millhões) e que 26 carros poderão disputar a categoria.

Em princípio, a FIA planejava propor teto de 30 milhões de libras (R$ 96 milhões). No entanto, um maior valor foi definido e poderá ser utilizado a partir do próximo dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2010 e servirá para todas as despesas das equipes, com algumas exceções. A principal delas é que o valor dos motores não estará incluso neste orçamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;