Setecidades Titulo Aterro
Sto.André tenta amanhã ampliação de aterro
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
28/04/2009 | 07:30
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregará amanhã um documento para tentar convencer o Estado de que a ampliação do aterro público da cidade é viável.

Em março, a Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) negou o pedido feito pela autarquia para aumentar a área útil do terreno em 6.000 metros quadrados relativos a um espaço ainda não utilizado para depósito de resíduos.

A Cetesb considerou a ampliação inviável, pois deixaria a operação do aterro a cerca de 50 metros da população, agravando os incômodos para a comunidade com maus odores e ruídos.

A agência ambiental apontou ainda para um eventual acidente causado pelo desmoronamento da massa de lixo sobre dutos de gás e óleo que ladeiam o aterro.

O Semasa passou as últimas semanas realizando estudos para demonstrar o verdadeiro impacto que o lixo exerce sobre o solo. A resposta será utilizada para replicar a negativa da Cetesb em aumentar o aterro, cuja capacidade será esgotada em junho.

A ampliação em 6.000 metros quadrados significará mais cerca de oito meses de vida útil ao depósito de lixo municipal.

A sobrevida é ainda uma forma de livrar o município de arcar com os custos da terceirização do serviço. O fechamento do aterro irá onerar os cofres públicos em R$ 1,3 milhão por mês.

O Semasa aguarda também autorização para utilizar uma área de 43 mil metros quadrados para ampliar o aterro. No entanto, isso depende da aprovação do Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental) e o parecer não tem data para ser divulgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;