Internacional Titulo Terremoto
Funerais das vítimas do terremoto na Itália têm oração do papa

Pequeno caixão branco de criança colocado sobre o de sua mãe marcou sepultamento das vítimas do tremor

Da AFP
10/04/2009 | 09:08
Compartilhar notícia


A Itália celebrou nesta sexta-feira os funerais das vítimas do terremoto que deixou quase 300 mortos em L'Aquila com a leitura de uma mensagem do papa Bento XVI, que se juntou "ao luto dos que choram por seus próximos".

Um pequeno caixão branco de criança colocado sobre o de sua mãe marcou o sepultamento das vítimas do mais violento tremor de terra registrado no país em 30 anos.

A mensagem do papa foi lida antes do início da missa assistida por cerca de 5 mil pessoas ao lado dos mais altos responsáveis do Estado italiano, em particular o chefe do governo Silvio Berlusconi, visivelmente emocionado.

"Eu me sinto espiritualmente próximo de vocês para dividir esta angústia e pedir a Deus o descanso eterno dos desaparecidos", disse Bento XVI em sua mensagem.

Aproximadamente 200 caixões estavam dispostos em quatro longas fileiras no amplo pátio da escola militar, um dos raros edifícios poupados pelo terremoto que deixou ao menos 289 mortos.

"Este dia é um caminho de cruz para cada um de nós", disse a presidente da província, Stefania Pezzopane, enquanto católicos celebram nesta sexta-feira a Paixão e morte do Cristo na Cruz.

Diante dos caixões, o número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, celebrou a missa antes de benzer os corpos.

"É com imensa piedade que envolvemos com nossos pensamentos as inúmeras vítimas tiradas tão cedo de suas famílias por uma morte cruel", declarou o cardeal Bertone em sua homilia.

Excepcionalmente, o Vaticano autorizou a celebração de uma missa numa Sexta-Feira Santa, dia em que não se realiza a celebração segundo a tradição católica.

As bandeiras foram colocadas a meio mastro em todo o país, que praticamente parou na hora dos funerais coletivos, fazendo um minuto de silêncio em inúmeros lugares, inclusive em todos os aeroportos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;