Setecidades Titulo Contra enchentes
Estado aponta áreas para 10 piscinões

Os piscinões da região têm capacidade para armazenar cerca de 4,2 milhões de metros cúbicos de água

William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 08:08
Compartilhar notícia


O superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ubirajara Tannuri Felix, apresentou segunda-feira, em reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC dez novas áreas para a construção de piscinões na região. O interesse do departamento do governo estadual foi exposto aos prefeitos, encarregados agora de viabilizar a cessão dos terrenos.

Os piscinões da região têm capacidade atual para armazenar cerca de 4,2 milhões de metros cúbicos de água. É algo que se mostra insuficiente, e um bom exemplo foram as chuvas de março, responsáveis por sérios transtornos aos moradores da região.

O déficit de armazenamento atual é de 2,5 milhões de metros cúbicos de água. Caso sejam construídos, os novos reservatórios praticamente duplicarão a capacidade atual para 8,2 milhões. O Estado está disposto a investir R$ 300 milhões nessas obras nos próximos quatro anos, mas depende da liberação dos terrenos.

Entre as cidades, Santo André é aquela com maior número de áreas indicadas. São cinco terrenos, nos córregos Oratório, Cassaquera, Apiaí, Guarará e na Avenida dos Estados (em frente à Craisa). São Bernardo ficaria com um novo reservatório no Km 13,5 da Rodovia Anchieta e outros dois no Ribeirão dos Meninos, próximos ao Paço Municipal. Diadema receberia novo piscinão no Córrego Serraria e teria a ampliação daquele já existente no Ribeirão dos Couros.

Em caso de objeção, o Daee conta com outras sugestões para tornar realidade os piscinões. "Eles se comprometeram a estudar outras soluções, caso estas áreas não possam ser contempladas. Haverá ainda reunião com cada município", disse Felix.

Apesar de os terrenos indicados resolverem o problema das enchentes na região, há ainda o risco de as áreas não serem viabilizadas, por estarem em regiões nobres e nem todas serem públicas. Os prefeitos se comprometeram a verificar a viabilidade da liberação.

Departamento volta a pedir ajuda na destinação de entulho

Os futuros projetos de reservatórios não foram os únicos a movimentar a pauta de discussões entre o Daee e os prefeitos. A destinação de entulho recolhido dos piscinões voltou à discussão no Consórcio Intermunicipal.

Originalmente, o Estado era responsável apenas pela construção dos reservatórios, que deveriam ser mantidos exclusivamente pelas prefeituras. Posteriormente, o departamento estadual ficou responsável também pela manutenção e limpeza, restando aos municípios a disponibilização de local para descarte.

No ano passado, o Daee assumiu tanto a manutenção, quanto a limpeza e local para deposição do lixo. Os gastos excessivos têm preocupado o Daee, que pede a colaboração das prefeituras. "É preciso que apresentem área para ser licenciada e destinada para o entulho. Hoje, os detritos são dispensados há 70 quilômetros da região e os custos são elevados", disse o superintendente Ubirajara Tannuri Félix.

Presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que, apesar do pedido de Félix, ainda está clara a responsabilidade atual do Daee sobre o problema. "Eles têm executado aquilo que foi afixado no contrato", apontou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;