Setecidades Titulo Clima
Outono começa tímido e temperaturas só mudam em abril
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande A
21/03/2009 | 08:44
Compartilhar notícia


Até abril, nada de folhas secas e dias mais frios. O outono começou ontem ainda com cara de verão e o clima de chuva e calor típico da temporada que se despediu devem seguir até os próximos 20 dias.

A timidez da nova estação, que vai até 21 de junho, se deve ao resfriamento da superfície do Oceano Pacífico na região equatorial, que causa tempo mais variável, fenômeno conhecido como La Niña.

"As folhas só começam a cair mesmo quando sentirem mais a entrada das massas de ar frio, quando baixar a umidade e quando as noites passarem a durar mais e chegarem mais cedo", explica o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Franco Villela.

"Fará menos frio do que o habitual para o outono, com um aumento de cerca de 0,5º C nas temperaturas médias. Mas esse aumento é algo que vemos acontecer ao longo dos últimos anos", explica Villela.

Entre ontem e hoje acontece o que os astrônomos chamam de equinócio de outono, quando o dia e a noite em todo o planeta têm igual duração. "Nesses dias, ambos os hemisférios terrestres recebem a mesma quantidade de insolação", explica o coordenador geral da Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema, Milton Barros. O fenômeno pode ser comprovado por um relógio solar disponível no site do especialista www.projetorelogiosolar.com.

Do ponto de vista da astrologia, o outono estimula a conquista de novos objetivos "O sol cruzou o Equador e ingressou na constelação do signo de Áries fazendo com que as pessoas pensem naquilo que querem para este ano", explica a astróloga Tânia Gori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;