Esportes Titulo Santo André
Vaga andreense passa
hoje pelo Comercial

Vitória em Ribeirão Preto deixa Ramalhão em
boas condições para encaminhar classificação

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
16/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Vencer para seguir sonhando com a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2. Essa é a meta nada fácil que o Santo André terá pela frente hoje, às 18h30, contra o Comercial, no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, pela 16ª rodada. Em outro confronto direto com adversário que também luta pelo G-8, o Ramalhão ficaria em boas condições para os dois jogos seguintes - em casa, contra Juventus e Noroeste -, em caso de vitória.

"Se conseguir vencer, aí sim tem chance grande de ficar entre os oito, porque depois temos esses dois jogos em casa e dependeremos exclusivamente da gente para avançar. Vencer amanhã (hoje) é passo enorme para a classificação", afirmou o técnico Arnaldo Lira (foto). "É duelo de seis pontos. Se a gente ganhar, empata em número de pontos com eles e, dependendo dos demais resultados, podemos até chegar entre os oito. E, depois, temos os dois jogos em casa para fazer a lição", emendou o meia Sandro.

O Ramalhão aparece na 12ª colocação da Série A-2, com 20 pontos, enquanto que o Comercial é o oitavo, com 23, pontuação que divide com Capivariano (sexto), Rio Claro (sétimo) e São José (nono). Desta forma, triunfo andreense pode significar salto na classificação. "Este jogo é decisivo para nós. Mesmo que a gente vença e fique fora do G-8, será sem diferença aos concorrentes ou, no máximo, um ponto atrás. Tendo dois jogos em casa na sequência, teoricamente a situação de vitória é quase concreta", previu Lira.

Os dois pontos perdidos em São José dos Campos - vencia o time da casa até os 42 minutos do segundo tempo, com um a mais, mas levou o empate - ainda foram lamentados ontem, após o treino, mas parecem ter servido de lição à equipe, que já não vence há três rodadas (antes colecionou derrotas para Guaratinguetá e Red Bull).

"Ficamos com gosto amargo pelas circunstâncias, mas temos que aproveitar o lado bom para conseguir a vitória neste próximo duelo. Precisamos ter o mesmo espírito e disposição contra o Comercial, mas com mais atenção, porque é o último jogo se temos pretensões de classificar. Se não conseguirmos o resultado positivo, vai ficar difícil", disse o meia-atacante Luciano Henrique, que pregou respeito ao adversário e ao técnico Luís Carlos Martins.

"Tem um treinador muito experiente, acostumado a ter êxito nessas competições de acesso. Respeitaremos o Comercial, mas assim que começar o jogo temos que partir para cima, nos impor, como fizemos contra o São José, que também tinha campanha parecida com a nossa e foi surpreendido pelo nosso futebol. O campeonato é equilibrado e não tem equipe melhor que a nossa", concluiu o jogador.

 

Arnaldo Lira mantém o time e cita o Barcelona como modelo a seguir

Após duas rodadas nas quais realizou dez alterações no time titular, o técnico Arnaldo Lira decidiu não mexer na equipe que inicia o duelo de hoje, contra o Comercial, em Ribeirão Preto, com relação àquela que começou o jogo diante do São José, no Vale do Paraíba. Assim, Rodrigo Heffner segue na lateral direita, Rogélio e Walter formam a zaga, Rogério e Elielton ficam na meia defensiva, Sandro como armador e Luciano Henrique no ataque. E o comandante utilizou exemplo bastante vencedor para justificar a decisão pela manutenção dos jogadores e, sobretudo, do esquema tático.

"Continuo batendo na tecla. Quem tem de impor o ritmo de jogo somos nós. O Barcelona, quando vai jogar, não muda o time. É sempre do mesmo jeito. E equipe de futebol tem que ter isso, e é o que estou tentando fazer no Santo André", destacou o comandante ramalhino.

E a escolha por aqueles que jogam também foi revelada por Arnaldo Lira como é feita: por merecimento, a chamada meritocracia, termo já utilizado pelo comandante em sua chegada ao Santo André.

Em um mês fizemos oito jogos e praticamente não tivemos tempo de treinar. Vou colocando minha filosofia nas concentrações, nas palestras, priorizando quem trabalha e se dedica mais", indicou.

 

Sandro espera aproveitar sequência como titular

Entre as novidades do técnico Arnaldo Lira para o jogo de quarta-feira contra o São José, estava o meia Sandro. Após seis rodadas fora do time titular, reapareceu e para o duelo de hoje, contra o Comercial, será mantido pelo comandante, sob justificativa de que encontrou a melhor condição física. E tal sequência era tudo o que o jogador esperava.

"Estava treinando forte para que quando tivesse a oportunidade, agarrar. Espero fazer o máximo para conquistar essa vitória importante para nossos planos", afirmou o meio campista, que iniciou a Série A-2 como titular de Ademir Fonseca, mas aos poucos perdeu espaço, apontado como acima do peso. "Comecei (como titular), às vezes revezava, mas não estava em condição boa. Vim trabalhando forte por essas chances e agora espero ficar entre os titulares."

Mas a vida de Sandro e companhia não será fácil. Sobretudo diante da melhor defesa do campeonato - o Comercial sofreu apenas dez gols em 15 jogos, assim como Portuguesa e São José. "Eles têm equipe boa e teremos parada difícil pela frente. Mas vamos com força total para conquistar os três pontos", concluiu Sandro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;